Lajeado passa dos 2 mil casos ativos

CORONAVÍRUS

Lajeado passa dos 2 mil casos ativos

Posto de Saúde do Centro funcionará no sábado e no domingo para desafogar a UPA

Por

Lajeado passa dos 2 mil casos ativos
Foto: Júlia da Cunha
Vale do Taquari

O total de pessoas com o vírus da covid-19 em Lajeado alcançou mais uma marca preocupante. Conforme o boletim divulgado na tarde dessa sexta-feira, 21, pela Secretaria Municipal de Saúde, pela primeira vez desde o começo da pandemia o município ultrapassou os 2 mil casos ativos da doença.

Em 22 meses desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus, esta é a maior marca já registrada de pessoas com o vírus ativo na cidade. O número é quase 90% maior do que o registrado no ápice da crise sanitária, em março do ano passado. Em duas semanas, o percentual de casos ativos disparou 438%.

Devido à alta procura da população pelos serviços de saúde nos últimos dias, o Posto de Saúde do Centro estará aberto neste fim de semana, especialmente para atender pacientes com sintomas gripais e respiratórios. O horário de funcionamento da unidade vai das 10h às 16h. A intenção é  também desafogar a UPA, que registra filas e demora para atendimento.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Cláudio Klein, outra medida tomada foi reforçar a quantidade de médicos na UPA. “A pressão que se vê hoje é sobre a parte ambulatorial. E a média de atendimentos diários na UPA atingiu um volume muito grande”, salienta. Também foi aberto um atendimento exclusivo para casos suspeitos de covid no Posto de Saúde do bairro São Cristóvão.

 

Prudência

Em Estrela, a situação também exige cautela. O secretário de Saúde, Celso Kaplan, pediu prudência da população na corrida aos postos de saúde e no Pronto-Atendimento, sobretudo em situações de pouca urgência. Somente o PA+ registra uma média de 250 atendimentos por dia, muitos desnecessários.

“Temos que entender a importância de priorizarmos o combate à covid. Não é momento para uma consulta eletiva ou para trocar receita”, diz o secretário. Nas unidades básicas a procura por casos simples também é grande.

Preocupa, ainda, o crescente número de profissionais afastados em virtude da doença, que sobrecarrega o sistema. Na atualização mais recente, na noite de quinta-feira, 20, Estrela contava com 330 casos ativos de covid-19. O número também é o maior desde o início da pandemia.

 

Vacinação

Não haverá vacinação de adultos nos municípios mais populosos neste fim de semana. Estrela iniciará a imunização do público infantil, mas teve que adiar o começo da campanha devido às contaminações por covid-19 na equipe responsável.

Já em Lajeado, será retomada na próxima segunda-feira, 24, no Centro de Saúde do Montanha. Segundo Klein, a procura pelas doses pediátricas até agora é baixa. Foram 23 vacinados na quarta-feira e 19 na quinta. Até o fechamento desta edição, a SES não havia disponibilizado o total de vacinados na sexta-feira.

 

Ocupação de leitos

Conforme a última atualização da Secretaria Estadual de Saúde, o Vale do Taquari fechou a sexta-feira com 54,5% de ocupação dos leitos de UTI adulto. Eram 30 pacientes internados em 55 unidades. Destes, seis estavam positivados para covid-19, além de um caso suspeito.

A maior taxa de ocupação de UTIs entre os quatro hospitais habilitados no Vale é no Hospital Estrela, com nove das 10 vagas ocupadas por pacientes. Contudo, nenhuma das enfermidades é decorrente da covid-19. No Hospital Bruno Born, em Lajeado, metade dos leitos estão ocupados, enquanto no São José (Taquari) e Santa Teresinha (Encantado), a taxa é de 40%.

Acompanhe
nossas
redes sociais