Superlotação do Pronto-Socorro preocupa hospital de Encantado

Saúde

Superlotação do Pronto-Socorro preocupa hospital de Encantado

Profissionais elaboram Nota Técnica para esclarecer à população sobre os atendimentos prestados pela Casa de Saúde. Sintomas gripais devem ser encaminhados aos Postos de Saúde

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Superlotação do Pronto-Socorro preocupa hospital de Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A direção do Hospital Beneficente Santa Terezinha, integrantes da administração municipal e Secretaria da Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social se reuniram na manhã de ontem, após o aumento de casos de covid-19 registrado no município.

Na oportunidade, foi elaborada uma Nota Técnica em conjunto, com o objetivo de prestar esclarecimentos à população sobre a utilização do atendimento do Pronto-Socorro do Hospital.

A principal preocupação dos profissionais de saúde e das autoridades é com a superlotação do serviço devido à procura indiscriminada pelo Pronto-Socorro. A orientação é que seja priorizado o atendimento no Hospital para casos de urgência e emergência.

A Nota Técnica é assinada pelo diretor do Hospital, Evandro Klein, pela secretária da Saúde, Clarissa Da Rosa Pretto e pelo médico coordenador do Pronto-Socorro, Dr. Fábio Fraga.

Sintomas de síndromes gripais

Quem apresentar sintomas gripais deve procurar atendimento nos Postos de Saúde e no Centro de Operações de Emergências (COE) pelo telefone/WhatsApp (51) 9.9841.0235. Também pode ser utilizado o aplicativo da saúde “Eagle Care” para a realização de pré-triagem. Hoje, o Posto de Saúde Central terá atendimento estendido das 7h30 às 20h sem fechar ao meio-dia.

O que diz a nota

• Recomenda-se a utilização do Pronto-Socorro para atendimento de casos de urgência e emergência. A procura indiscriminada ao Pronto-Socorro pode provocar superlotação no serviço e prejudicar o atendimento dos pacientes com maior gravidade.
• Para síndrome gripal e sintomas como dores de garganta, cabeça, musculares e ouvido, etc, procure os Postos de Saúde nos horários de atendimento, o COE 24 horas ou utilize o aplicativo da saúde “Eagle Care” para a realização de pré-triagem.
• O Pronto-Socorro utiliza o método de classificação de risco conforme protocolo do Ministério da Saúde, em que os casos de urgência e emergência recebem atendimento prioritário. Em razão dos atendimentos prioritários pode haver demora no atendimento dos casos menos graves.
• Evite procurar o Pronto-Socorro em casos que não requeiram urgência.
• Em caso de dúvidas, entre em contato com o COE ou com sua Unidade Básica de Saúde pelo telefone ou WhatsApp.
• Salientamos que estamos passando novamente por um momento crítico da pandemia devido ao aumento do número de casos de Covid e, por isso, solicitamos a compreensão de todos.
• Reiteramos a obrigatoriedade do uso de máscaras.


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