Vale recebe 1,7 mil doses de vacinas pediátricas contra covid-19

Coronavírus

Vale recebe 1,7 mil doses de vacinas pediátricas contra covid-19

Vacinação inicia amanhã na maioria dos municípios. Em Lajeado, imunização ocorrerá no Posto de Saúde do Montanha. Já Estrela começará a campanha somente no sábado

Por

Vale recebe 1,7 mil doses de vacinas pediátricas contra covid-19
Representantes de municípios foram até a 16ª CRS para retirar imunizantes ontem à tarde
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A primeira remessa de vacinas contra a covid-19 para crianças de cinco a 11 anos chegou ontem à tarde no Vale do Taquari. Ao todo, a região foi contemplada com 1,7 mil doses da Pfizer pediátrica. A distribuição aos municípios ocorreu durante a tarde, na sede da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, e a maior parte já inicia a campanha amanhã, em conjunto com o governo do Estado.

Ao todo, o Estado foi contemplado com 59,1 mil doses, referentes ao primeiro lote entregue pelo Ministério da Saúde. O primeiro grupo contemplado com a aplicação do imunizante é o de crianças nesta faixa etária com comorbidades, como diabetes, hipertensão e asma. Também serão contempladas quilombolas e indígenas.

Para imunizar este público, o Estado capacitou e certificou vacinadores, além de avaliar os planos de operacionalização locais junto aos municípios. Tudo isso para garantir atendimento qualificado, com segurança e planejamento na aplicação das vacinas pediátricas.

Município mais populoso da área de abrangência da 16ª CRS, Lajeado recebeu a maior quantidade de doses para crianças: 390. Segundo o secretário municipal de Saúde, Cláudio Klein, a vacinação do público infantil inicia amanhã, no Posto de Saúde do bairro Montanha. “Será separado dos demais, conforme o regramento. O horário será o mesmo dos adultos, das 8h às 15h”, explica.

Só no sábado

A estratégia de vacinação do público infantil será diferente em Estrela. O município optou por não seguir a data recomendada pelo Estado, e iniciará a campanha somente no próximo sábado, 22. A ideia é não coincidir com a imunização de dose 1, segunda dose ou dose de reforço.

Segundo a enfermeira Ana Lopes, coordenadora de vacinação da Secretaria de Saúde, a imunização ocorrerá na UBS Central, das 8h às 12h. “Caso tenha sobra de vacinas, determinaremos a vacinação em dias, horários ou turnos específicos para esses grupos”.

Em Encantado, a vacinação amanhã será somente para o público infantil, das 7h30min às 16h30min. A Secretaria Municipal de Saúde pede que os demais públicos deixem para se vacinar nos outros dias. Arroio do Meio, Taquari e Teutônia também iniciam as campanhas amanhã.

Indígenas

Além das doses para o público infantil, três municípios receberam doses extras para contemplar indígenas. Para Lajeado e Estrela, são 30 imunizantes, enquanto Cruzeiro do Sul recebeu 10 unidades da Pfizer pediátrica.
Em Lajeado, conforme Klein, a vacinação dos indígenas será organizado junto com o Cacique da aldeia Foxá, assim como ocorreu na imunização dos adultos.

Já em Estrela, segundo Ana, a vacinação infantil não pode ser feita fora da unidade básica. Por isso, as crianças indígenas serão levados até UBS com transporte do município.

Nova remessa e aprovação

Ainda no domingo, a Pfizer fez a entrega do segundo lote de vacinas pediátricas contra a covid-19. Foram 1,2 milhão de doses de imunizantes. O envio aos Estados por parte do governo federal começou ontem. A previsão é de que todos os estados recebam os lotes em até 48 horas.

Ainda ontem, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a vacina pediátrica da Coronavac pode ser incluída no Plano Nacional de Imunizações, após aprovação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É o segundo imunizante autorizado para aplicação em crianças.

Quantas doses cada município recebeu:

Município D1 – Crianças
Anta Gorda 20
Arroio do Meio 90
Bom Retiro do Sul 60
Boqueirão do Leão 50
Canudos do Vale 10
Capitão 20
Colinas 10
Coqueiro Baixo 10
Cruzeiro do Sul 60
Dois Lajeados 20
Doutor Ricardo 10
Encantado 100
Estrela 150
Fazenda Vilanova 30
Forquetinha 10
Ilópolis 20
Imigrante 20
Lajeado 390
Marques de Souza 20
Muçum 20
Nova Bréscia 10
Paverama 40
Poço das Antas 10
Pouso Novo 10
Progresso 30
Putinga 20
Relvado 10
Roca Sales 60
Santa Clara do Sul 30
São José do Herval 10
São Valentim do Sul 10
Sério 10
Taquari 130
Teutônia 160
Travesseiro 10
Vespasiano Correa 10
Westfália 20
Total: 1,7 mil


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais