Patinadores de nível internacional da região são do GA

Produzido por Estúdio A

Patinadores de nível internacional da região são do GA

Stela Bündrich Garcia representará a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano de Patinação, na Argentina, em março

Apresentado por

Os estudantes do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, de Lajeado, têm diferentes opções de atividades no turno inverso, para complementar a aprendizagem e exercitar o corpo. Entre as opções extracurriculares estão os esportes, que reúnem turmas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio no vôlei, basquete, futsal, handebol, karatê e patinação. Nesta última modalidade, o GA já tem tradição e conquistas importantes para o esporte regional.

De acordo com as técnicas da Academia de Patinação Arte e Movimento, as irmãs Gabriela Bündrich Garcia e Geórgia Rabaioli Bündrich, as aulas no ginásio do GA começaram em 2004 para estudantes da instituição e comunidade. Atualmente, as turmas semanais são para patinadores de 3 a 18 anos, que treinam por amor ao esporte, e para apresentações em shows e competições.

Equipe de competição

Com a passagem da fase mais crítica da pandemia, entre as metas para 2022, conforme as técnicas, está a volta de turmas maiores patinando no ginásio do GA. “Com o avanço da vacinação, a nossa expectativa é retomar com a nossa capacidade de atendimento. Já chegamos a contar com 150 patinadores. No último ano, em razão das restrições sanitárias, nossas turmas precisaram ser reduzidas”, projeta Gabriela.

Entre o grupo que voltará a ter aulas de patinação estão as crianças de 3 a 5 anos, na turma baby. “O atendimento para essa faixa etária foi uma inovação da nossa academia, há cerca de 12 anos. Mas, no momento mais preocupante da pandemia, tivemos que suspender as atividades com os bem pequenos”, salienta.

No ano que vem, adiantam Gabriela e Geórgia, haverá ainda testes para a formação de uma equipe de competição. “A patinação pretende continuar estimulando os nossos alunos para formar mais campeões no esporte e na vida”, citam.

Benefícios da patinação
As técnicas reforçam que a modalidade cresce e se fortalece no colégio, sendo os treinos um relevante aliado na melhora da coordenação motora, autoestima, capacidade de concentração, além de estimular os músculos do corpo. “Já quando as aulas são focadas na preparação para shows e competições, a patinação desperta a criança para a arte, música, dança e interpretação cênica”, complementam.

Seleção Brasileira e mais conquistas

O investimento na estrutura e nas aulas de patinação no GA renderam conquistas importantes para a modalidade. Confira as mais recentes:

– O colégio tem os três atletas de nível internacional de todo o Vale do Taquari: Sofia Bündrich Garcia, de 12 anos; e Stela Bündrich Garcia e Luiz Othávio Pires Fagundes, ambos de 16 anos.

– Stela foi convocada para a Seleção Brasileira de Patinação e representará o país na modalidade livre no Campeonato Sul-Americano, no mês de fevereiro de 2022, na cidade de San Juan, na Argentina. Em 2021, ela também foi campeã gaúcha na categoria livre e terceiro lugar na dança; e vice-campeã brasileira na livre e terceiro lugar na dança.

– Luiz Othávio também já integrou a Seleção Brasileira, em 2019, conquistando o quarto lugar no Sul-Americano. Neste ano, trouxe para a região o título de campeão gaúcho.

– Sofia, em 2021, ficou entre as top 5 no Campeonato Gaúcho, nas modalidades livre e dança.

– Em 2019, a Academia Arte e Movimento participou com 21 atletas em um grupo de show que integrou a Seleção Brasileira. Stela e Sofia também integraram a modalidade quarteto e Luiz a individual.

“Os atletas sempre treinam com o apoio total do GA, disponibilizando quadra e horários. Essas conquistas são frutos da dedicação de todos”, finaliza Gabriela.