Santa Clara do Sul confirma primeiro caso de dengue

DENGUE

Santa Clara do Sul confirma primeiro caso de dengue

O caso foi diagnosticado no início de setembro

Por

Atualizado quarta-feira,
20 de Setembro de 2021 às 08:58

Santa Clara do Sul confirma primeiro caso de dengue
Reservatórios de armazenagem de água e bromélias são os principais criadouros do mosquito em Santa Clara do Sul (Crédito: Divulgação)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Secretaria Municipal da Saúde de Santa Clara do Sul comunica a confirmação do primeiro caso de dengue no município. O diagnóstico veio no início de setembro, após realização de exame laboratorial.

Junto à confirmação do caso positivo, as Agentes de Combate a Endemias realizaram o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa, onde detectaram novos focos de larvas do mosquito transmissor de doenças em vários pontos do município. Este trabalho é realizado de forma contínua, com o objetivo de controlar, prevenir, identificar e combater o mosquito Aedes aegypti.

De acordo com as Agentes de Combate a Endemias, Greici Regina Locatelli Stoll e Patrícia Beatris Althaus, é fundamental que todos reforcem os cuidados antes da chegada do verão, que é o pico de proliferação dos mosquitos e transmissão das doenças.  “Todos precisam se conscientizar e tomar providências para eliminar toda e qualquer água parada no seu pátio, rua e bairro, para contermos a proliferação do mosquito e evitarmos um surto da doença”, salientam.

“Os principais criadouros de mosquitos no nosso município são os reservatórios de armazenagem de água da chuva e as bromélias, por isso ressaltamos a importância dos cuidados com estes e outros criadouros”, alertam.

Dicas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti:

  • Tampe os tonéis e caixas d’água;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

Acompanhe
nossas
redes sociais