Espaço de Formação Rede ICM

Produzido por Estúdio A

Espaço de Formação Rede ICM

Há menos de três quadras do Colégio Madre Bárbara, local em meio à natureza transforma o jeito de ensinar

Apresentado por

Um espaço com amplo gramado, árvores frutíferas, flores, horta e animais. Um local convidativo para o aprendizado em meio à natureza. Localizado a menos de três quadras do Colégio Madre Bárbara, o Espaço de Formação Rede ICM proporciona aos alunos da educação infantil até o ensino médio, com focos diferentes dentro de suas formações, vivenciar in loco diversas aptidões possíveis de serem exploradas no meio ambiente.

Ao possibilitar o ensino também em um espaço externo ao colégio a diretora do Colégio Madre Bárbara, Maria Elena Jacques, explica que o intuito é contribuir para o aprendizado dos alunos, mas também de professores e da comunidade escolar. “O contato com a natureza auxilia no desenvolvimento físico e psíquico. Aqui oferecemos atividades lúdicas, recreativas, piquenique, além de projetos que incentivam a criatividade e a imaginação”.

Desejado e muito esperado pelas crianças e adolescentes, o espaço ao ar livre é realidade para o Colégio Madre Bárbara desde 2018. Desde então, o local vem recebendo melhorias e sendo aperfeiçoado para o ensino.

Entre os projetos articulados e que em breve estarão disponíveis aos estudantes, está o minhocário, a pescaria, a compostagem orgânica, os estudos e conceitos sobre plantio, a culinária e a importância das vitaminas para uma alimentação saudável.

Para a assessora Financeira da Rede ICM, irmã Fernanda Minuzzi Bedinotto, o Colégio Madre Bárbara sempre foi comprometido com o futuro. Com foco no desenvolvimento integral da pessoa, atualiza continuamente a proposta pedagógica, transformando vidas, tendo o estudante como protagonista de sua história, desenvolvendo não apenas o conhecimento técnico-científico, mas as habilidades socioemocionais tão importantes atualmente. “Temos a certeza que este contato com a terra, com as plantas e animais contribui no desenvolvimento saudável dos estudantes. É um construir coletivo, que faz muita diferença para as crianças”, reforça.

“Aqui oferecemos atividades lúdicas, recreativas, piqueniques, além de projetos que incentivam a criatividade e a imaginação”.

Maria Elena Jacques – diretora do Colégio Madre Bárbara

Projeto CMB: Edição Férias

Mesmo nas férias de janeiro os alunos podem desfrutar do Espaço de Formação Rede ICM. Com atividades voltadas à diversão, oficinas e desafios, as crianças dos Níveis 4 e 5 da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, vivenciam novas experiências.

O projeto foi pensado para auxiliar as famílias que precisam trabalhar, mas buscam um espaço seguro, de socialização e recreação para seus filhos. O sucesso da primeira edição fez a direção do Madre Bárbara repensar e dar continuidade ao projeto em 2022.

Quem fica feliz é Naian Wathier de seis anos, que participou da primeira edição, e de acordo com a mãe Daiana Elisa Wathier, participará novamente. “Tivemos uma experiência maravilhosa nas férias de verão. Naian já frequentou por diversas vezes o Espaço de Formação e fica triste quando está programado para ir e chove”, revela.

Para Daiana que tem outro filho matriculado no Colégio Madre Bárbara, mas este na educação infantil, entende a importância de se ter uma estrutura segura e com ampla área verde para as crianças brincarem à vontade e sem preocupação.

Espaço disponível desde 2018

Com o intuito de dar continuidade à educação e evangelização de crianças, adolescentes e jovens, o espaço antes ocupado pelos Irmãos Maristas, foi transferido para as Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em 2018.

Conforme Maria Elena, por ser o único dos 15 colégios da Rede ICM a estar próximo ao local, o Madre Bárbara de Lajeado tem preferência pela utilização do espaço. Contudo, isso não impede que outros colégios da Rede possam se reunir para eventos e encontros da Juventude.

Além da área de lazer, o local possui alojamentos, salas para reuniões, auditório, ginásio e pode ser também utilizado para eventos pedagógicos, formaturas, recreação, festividades, retiros, gincanas, ou outros projetos relacionados ao Colégio.