Encontro nacional destaca Cristo e homenageia ex-prefeito

Encantado em evidência

Encontro nacional destaca Cristo e homenageia ex-prefeito

Trajetória de Adroaldo Conzatti e o esforço comunitário para construção do monumento no Morro das Antenas foram apresentados no segundo dia da Marcha dos Legislativos Municipais, em Brasília

Por

Encontro nacional destaca Cristo e homenageia ex-prefeito
Após apresentação do Cristo Protetor, organização da Marcha dos Vereadores reproduziu vídeo sobre Adroaldo Conzatti (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

“Foi muita emoção. Chorei sem parar quando relembraram do meu pai”. As palavras do presidente da União dos Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti, e filho do ex-prefeito Adroaldo, descrevem o momento em que a 20ª edição da Marcha dos Legislativos Municipais homenageou a trajetória do líder político de Encantado.

O parlamentar foi pego de surpresa. Em meio às atividades do evento, logo após a apresentação do projeto do Cristo Protetor. “Eu não esperava. Não estava no plano. Isso foi coisa do Cris Costa (vereador de Encantado e mestre de cerimônias)”.

De fato, os minutos dedicados ao ex-prefeito marcaram o segundo dia da marcha. “A perda ainda dói. É muito recente”, relembra. “Tive a ideia de fazer essa homenagem e não falei para ninguém. Depois o Gilson veio me abraçar, chorando. Quase matei ele do coração”, brinca Cris Costa.

Estavam presentes mais de 1,7 mil vereadores de todo o país. Foi apresentado um vídeo falando sobre a participação de Adroaldo Conzatti no desenvolvimento do projeto de construir o Cristo no Morro das Antenas.

Para Costa, o ex-prefeito foi um líder político de Encantado. “Mesmo os adversários sempre tiveram muito respeito por ele. O velório foi marcante. Nunca na história da cidade tinha ocorrido algo assim”, relembra o vereador.

Adroaldo Conzatti morreu aos 81 anos, no dia 19 de março deste ano. Ele estava em tratamento contra a covid-19, internado no hospital Santa Teresinha, de Encantado, quando sofreu uma queda e teve uma hemorragia cerebral.

Outro momento de homenagem foi para o jornalista Adriano Mazzarino. Ele foi palestrante em edições anteriores da Marchas dos Vereadores e morreu no dia 16 de fevereiro, devido a uma inflamação no pâncreas.

Maior Cristo do país

O Cristo Protetor de Encantado medirá 43 metros de altura. A envergadura dos braços é de 36 metros. O monumento de Encantado está projetado para ser maior do Brasil, superando o monumento do Rio de Janeiro.

Os detalhes do projeto foram apresentados pelo coordenador do projeto Trem dos Vales, Rafael Fontana. No encontro, o integrante da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) explicou a organização para potencializar as visitas ao monumento.

Entre os planos está o roteiro Caminhos Peregrinos do Cristo Protetor. A intenção é criar quatro rotas, contemplando todo o Vale do Taquari.

Sobre a Marcha

Promovida pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), a Marcha começou nessa terça e vai até amanhã. O evento conta com palestras técnicas, apresentações de projetos e debates sobre a função dos vereadores no fortalecimento da democracia e do trabalho para atender demandas da sociedade.

“Nosso propósito é fortalecer o Legislativo. Fazer com que as câmaras municipais sejam cada vez mais proativas e profissionais”, afirma o presidente da UVB, Gilson Conzatti.

Muito dessa atuação, ressalta Cris Costa, é fazer com que os vereadores ultrapassem amarras paradigmas ideológicos. “Os vereadores não são inimigos. Temos de evitar brigas de oposição e situação, para desempenhar a função de defender a população e o serviço público.”

Para ele, uma das formas de melhorar a atuação do parlamentar é por meio da formação, dos cursos e do conhecimento. “O vereador aprende sua função em meio ao mandato. Ninguém ensina o que é estar em uma câmara. Depende do agente público buscar essas informações.”

Acompanhe
nossas
redes sociais