“O sedentarismo é um dos principais fatores de risco”

Produzido por Estúdio A

“O sedentarismo é um dos principais fatores de risco”

Médico oncologista, Renato Cramer dá dicas de prevenção contra o câncer

Apresentado por

A adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames preventivos estão entre as principais atitudes capazes de evitar o desenvolvimento de tumores e outras doenças crônicas, além de aumentar as chances de sucesso de tratamentos precoces.

Médico oncologista do Centro Regional de Oncologia – CRON, Renato Cramer destaca ações que ajudam a prevenir diferentes enfermidades, entre elas o câncer. Conforme o especialista, a maior parte das doenças resultam dos nossos hábitos de vida e a adoção de rotinas mais saudáveis precisa ocorrer o quanto antes.

“Não existe uma idade para a pessoa começar a se cuidar. Quanto mais cedo melhor”, destaca. As principais medidas incluem a prática de atividade física regular e controle de peso, por meio de  uma dieta balanceada, além de evitar bebidas alcoólicas e o tabagismo.

“O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento, não só câncer, mas de diversas outras doenças, incluindo as cardiovasculares”, alerta. O ideal é realizar pelo menos 30 minutos por dia de atividade física moderada, afirma o médico.

Cramer relata a experiência pessoal para exemplificar os benefícios de abandonar o sedentarismo. “Sempre fui praticante de atividade física e, por uma série de fatores, acabei deixando que outros hábitos de vida tomassem conta.”

O médico desenvolveu sobrepeso e começou a ter problemas de saúde, quadros revertidos com a retomada das atividades físicas. Hoje, ele pratica corrida em três dias da semana e musculação em outros três. “Faço exercícios físicos todos os dias”, aponta. Além de perder peso, Cramer hoje tem mais disposição para executar as tarefas do dia a dia, entre outros benefícios.

CRON Previne

Renato Cramer destaca que o trabalho do CRON não está centrado apenas no tratamento do câncer, mas também em desenvolver estratégias de prevenção à doença. Lembra que o Centro Oncológico sempre esteve engajado em campanhas que visam mudar a cultura de procurar o médico apenas quando ocorre algum problema.

“O ideal é que se procure o médico quando tudo parece bem, justamente para permitir um trabalho preventivo adequado”, aponta. Pensando nesse conceito, o CRON criou serviço que tem por objetivo acolher pessoas em busca de rastreamento de riscos e diagnóstico precoce do câncer.

Um dos objetivos do CRON Previne é de atender pessoas que tenham histórico familiar da doença, para averiguar o risco de hereditariedade. Cramer lembra que o câncer é sempre uma doença genética, mas uma minoria de casos ocorre devido a genes herdados da família. “Um dos objetivos do CRON Previne é recomendar um aconselhamento genético para esses casos, que são minoria.”

Saiba mais:

1 – O câncer é resultado de uma mutação no DNA dos genes. As células cujo material genético foram alterados passam a receber instruções equivocadas, como a multiplicação incontrolável e a capacidade de migrar para outros locais do corpo humano (metástase).

2 – Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. Má alimentação, sedentarismo, tabagismo e o consumo regular de bebidas alcoólicas são hábitos que podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer.

3 – Uma minoria de casos ocorre devido a genes herdados da família, mais propensos a desenvolver mutações. Nesses casos, é possível realizar um acompanhamento genético para identificar a presença do gene e definir uma estratégia de prevenção.

4 – As principais medidas para prevenir os casos mais comuns de câncer estão relacionados aos hábitos de vida. Incluem a prática de atividade física regular, controle de peso por meio de uma dieta balanceada, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo.