Programa desperta para saúde emocional na cidade

PROJETO INOVADOR

Programa desperta para saúde emocional na cidade

“Santa Clara Mais Feliz” será lançado hoje à noite. Linha de atuação será no combate a transtornos psíquicos e na promoção de atividades que aumentem a sensação de bem-estar na população

Por

Programa desperta para saúde emocional na cidade
Atividades físicas estão entre as ações voltadas a melhorar a felicidade dos cidadãos (foto: divulgação)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Combater o adoecimento emocional da sociedade e desenvolver ações e atividades que proporcionem uma maior sensação de felicidade para as pessoas. Estas são as duas linhas de atuação de um projeto inovador criado pelo governo de Santa Clara do Sul, voltado à saúde e bem estar dos cidadãos.

O “Santa Clara Mais Feliz” será lançado de forma oficial amanhã, em cerimônia às 19h30min, no Salão Paroquial. Entretanto, as primeiras ações já ocorrem por parte do Executivo, com o diagnóstico e mapeamento das condições de saúde emocional das pessoas, além da promoção de caminhadas e atividades laborais.

Um dos próximos passos, com a oficialização do programa, segundo o prefeito Paulo Kohlrausch, é a criação de um comitê multissetorial. Ele será formado por profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação, que atuarão em ações específicas da iniciativa. Também foi criado o Departamento de Saúde Emocional, que desenvolverá as ações.

“Estas ações foram constituídas por profissionais de fora, da área de psicologia e psicologia organizacional. São pessoas com quem construímos uma relação ao longo de tempo e nos ajudaram na estruturação”, explica o prefeito. Além disso, uma empresa foi contratada para coordenar a execução do programa. O investimento do município será de R$ 150 mil.

Necessidade

O governo percebeu a necessidade de trabalhar um projeto deste tipo há mais de um ano. Ele aponta dois fatores que afetam a estabilidade emocional das pessoas: o avanço tecnológico e a pandemia de covid-19. “Tudo isso despertou o medo. Vivemos baseados no medo de morrer, de perder um ente querido, de perder o emprego ou de quebrar a empresa”, pontua o prefeito.

A partir desta análise, o governo estruturou um programa norteador, focado no fortalecimento da saúde mental. “Isso está 100% fechado? Não. Digamos que uns 70%. Os outros 30% nós vamos construindo no decorrer do percurso”, afirma Kohlrausch.

Já a secretária municipal de Saúde, Iara Kohlrausch, observa o programa está alinhado com a melhoria da qualidade de vida. “Se queremos uma comunidade desenvolvida, precisamos de pessoas saudáveis física e emocionalmente”, sustenta.

Atendimento psicológico

Há seis anos, a pedagoga Chalimar Bianchini, 29, procurou atendimento psicológico junto à UBS de Santa Clara do Sul. E ela percebe que a iniciativa teve grande importância em sua vida. “Permitiu que eu compartilhasse sentimentos, identificando e trabalhando da melhor maneira possível. Foi gratificante conversar com profissionais que são receptivos”, lembra.

Para Chalimar, o projeto do governo é importante. Ressalta que terapia ajuda a desmistificar medos e traumas, assim como “fantasmas” da mente das pessoas. “Todos nós precisamos do autoconhecimento e falar de certas questões. Com terapia, isso é possível. E o atendimento psicológico é feito com base na confiança e segurança”, destaca.

Acompanhe
nossas
redes sociais