Computadores obsoletos: quais os riscos e como eles afetam a rotina de trabalho?

Produzido por Estúdio A

Computadores obsoletos: quais os riscos e como eles afetam a rotina de trabalho?

Apresentado por

computadores obsoletos

Com o aumento na demanda por operações e fluxo de tarefas, cresce também a preocupação das empresas com a produtividade. Neste momento, contar com equipamentos de informática obsoletos, desatualizados e com falta de manutenção, pode comprometer e muito o trabalho no dia a dia.

Conforme dados disponibilizados pela Dimension Data, uma empresa multinacional especialista em serviços de infraestrutura de TI, 51% de todos os dispositivos de redes corporativas no mundo estão desatualizados e 11% totalmente obsoletos. Tendo em vista que cada vez mais as atividades profissionais são desenvolvidas por meio do uso das tecnologias, naturalmente pela grande demanda, os equipamentos acabam por não funcionar como deveriam.

Para que as máquinas operem em sua melhor performance é fundamental realizar a manutenção periódica, avaliando o desempenho, a memória, a velocidade, os programas e a segurança dos equipamentos. Com bons computadores à disposição, as equipes atuam com mais produtividade, agilidade e eficiência. Além disso, máquinas com desempenho apropriado aumentam a motivação e a efetividade das ações dos colaboradores.

Máquinas antigas e prejuízos à qualidade dos serviços prestados

Deixar computadores desatualizados podem trazer sérios riscos e preocupações. Entre eles estão os problemas cibernéticos, os quais estão diretamente relacionado à atualização das máquinas. A utilização diária destes equipamentos os tornam vulneráveis a ciberataques, que podem vir a expor sua empresa através de dados sigilosos e sensíveis.

Quanto mais antiga for a estrutura e a configuração do computador, maior será a dificuldade  em adequar aos novos antivírus, recurso recente de firewall e outros dispositivos de segurança e backup. Ou seja, mesmo que o sistema de sua empresa não seja invadido, ainda há o risco de perder todo o banco de dados acumulado por conta de falhas críticas e bugs de armazenamento.

Contudo, vale ressaltar que o custo de manutenção com equipamentos ultrapassados ou desatualizados acaba por ser muito maior, pois dependendo do dispositivo, isso pode significar equipe parada.

Suponhamos que o computador no qual está instalado o servidor de uma transportadora, e que fica no setor que emite notas fiscais, pare de funcionar por algum defeito. Isso significa que todos os computadores da mesma rede também serão afetados, desde a equipe que emite as notas, até o carregamento, os motoristas e os caminhões, tudo ficará parado. Além do prejuízo na produção, a empresa também terá que lidar com o descontentamento do cliente que aguarda sua encomenda ou carga.

Quando trocar o computador da empresa?

Os investimentos com a manutenção de equipamentos desatualizados é apenas a ponta do  iceberg, pois é preciso levar em conta não somente as horas trabalhadas pela equipe da manutenção, mas também as da equipe de finalização do reparo e o tempo de recuperação do fluxo de produção da empresa que acabou atrasando.

Os episódios que fazem os equipamentos pararem, podem impactar negativamente no resultado. Até a melhor impressora começa a consumir mais tinta, energia e imprimir de forma mais lenta. Para manter a competitividade, o profissional precisa contar com computadores modernos e eficientes.

Neste sentido, o cenário ideal é que as máquinas sejam substituídas antes de ficarem obsoletas, enquanto os computadores ainda estão com a vida adequada. A dica é fazer manutenção regular, contando com suporte técnico de qualidade.

Computadores muito velhos têm o custo de reparo mais elevados e maior probabilidade de falhas e paradas repentinas. Em contrapartida, os equipamentos mais novos e com manutenção e atualizações em dia garantem melhor desempenho e resultado nas atividades diárias dos profissionais.