A maior ciclovia intermunicipal do Brasil

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A maior ciclovia intermunicipal do Brasil

Por

Vale do Taquari

O projeto de uma ciclovia intermunicipal entre Estrela, Colinas e Imigrante ganhou dois novos aliados: os municípios de Lajeado e Bom Retiro do Sul. Na principal cidade do Vale do Taquari, a proposta de integração consta no anteprojeto do Plano de Mobilidade Urbana. Já o executivo bom-retirense quer participar da audaciosa proposta por meio de uma ligação segura entre a eclusa do Rio Taquari e a comunidade estrelense de Arroio do Ouro, pela ERS-129. Com isso, seria possível interligar a barragem e o Convento São Boaventura. Por ora, tudo não passa de um grande sonho. Mas, e parafraseando Raul Seixas, “sonho que se sonha junto é realidade”.

Avanço no Porto em Estrela

O governo de Estrela cedeu a operação dos silos e armazéns do porto fluvial à empresa Nutritec. O contrato de concessão, assinado após dispensa de licitação, tem duração inicial de seis meses. A empresa anuncia investimentos na ordem de R$ 10 milhões, e avisa que precisa elevar para 70% o potencial de depósito (hoje é próximo de 40%) para seguir no negócio. O espaço cedido está avaliado em R$ 5,1 milhões, e as benfeitorias somam 11,7 mil metros quadrados de área. Além do silo horizontal e os dois silos verticais, o antigo imóvel da Cesa possui guaritas, escritórios, oficina, vestiários e ainda a sede do Comando Ambiental da Brigada Militar, a antiga Patram.

Só advertência

Em Arroio do Meio, o atual governo municipal considerou “desproporcional” uma penalidade aplicada no ano passado a uma construtora lajeadense que atua na execução de pavimentações de vias públicas. Com a mudança, a empresa pode participar novamente de processos licitatórios.

Homenagem do MP

Ontem, o Ministério Público do Rio Grande do Sul realizou a solenidade de outorga da Ordem do Mérito do MP/RS 2021. E o Vale do Taquari esteve bem representado. O Desembargador Francisco José Moesch, natural de Estrela, foi agraciado com o grau “Grã-Cruz”. O promotor de justiça Sérgio Diefembach, que atua em Lajeado, foi agraciado com o grau “Comendador”. E a Coordenadora da Unidade de Apoio e Fiscalização do MP/RS do MP/RS, Laura Schnorremberger, que é lajeadense, foi agraciada com o grau “Oficial”. Parabéns a todos!

Andarilhos

O vereador encantadense Carlos Eduardo da Silva (o Duda do Táxi, do MDB) quer detalhes sobre “os andarilhos que circundam a Praça da Bandeira”. Ele busca informações sobre os programas de assistência social e as ações tomadas pelo poder público para amenizar os problemas de alcoolismo e uso abusivo de drogas entre os andarilhos.

Um hotel para o Cristo

A infraestrutura vai melhorar no entorno do Cristo Protetor, em Encantado. Na semana passada, foi assinado um contrato entre proprietários de uma área próxima à estátua e uma empresa gaúcha de incorporações, que já está presente em 10 cidades do Rio Grande do Sul e é considerada uma das maiores urbanizadores do interior do Estado. O acordo prevê estudo e posterior construção de um condomínio fechado de alto padrão e com baixo impacto ambiental, e também um hotel. Os empresários aguardam a definição do novo Plano Diretor da cidade para avançar a negociação.

Um hotel para o Cristo II

Os empreendimentos ainda não saíram do papel, mas os turistas não param de visitar a estátua em construção. Segundo a Associação Amigos de Cristo, as visitas mais recentes registraram a presença de turistas oriundos de 146 municípios dos seguintes estados: RS, SC, PR, BA, SP, MT, RJ e PB. O grupo de voluntários também registrou a presença de visitantes que vieram da Argentina, Peru, Bolívia e Venezuela. Os novos turistas utilizaram hotéis e restaurantes da região alta do Vale (Encantado, Doutor Ricardo e Anta Gorda), e também em Arroio do Meio, Lajeado e Estrela.

Cinema drive-in

A cidade de Santa Clara do Sul dá sequência a uma proposta momentaneamente esquecida por outros municípios próximos. O governo municipal promoverá o 1º Cine Drive-In, uma parceria com o Sicredi e o Sesc de Venâncio Aires. O evento ocorre no dia 11 de junho, a partir das 19h30min, no estacionamento do Parque Multiesportivo Odilo Klein, com a exibição da comédia brasileira “Muita calma nessa hora”. Os ingressos já estão disponíveis na agência Sicredi do município, e “custam” um quilo de alimento não perecível por veículo. Corra, as vagas são limitadas!

Duplicação

A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do RS aprovou a realização de audiência pública para debater a duplicação da RST-287 e “a logística a ser adotada no perímetro urbano da rodovia que atravessa o município de Tabaí”. Os moradores estão preocupados com o provável aumento do fluxo de veículos na área urbana.

Acompanhe
nossas
redes sociais