Turismo de Aventura

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Turismo de Aventura

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A reforma e reinauguração do Theatro São João, em Taquari, é um alento e tanto para a cultura do Vale do Taquari. Com 128 anos de história, a casa de shows, espetáculos e tantas outras atividades culturais é um patrimônio histórico do Rio Grande do Sul. O ponto ainda vai receber um bar ou restaurante temático de frente para um dos principais pontos turísticos da nossa região, a belíssima Lagoa Armênia. É um projeto inspirador, que nasceu por iniciativa da Sociedade Cultural Theatro São João, e contou com amplo apoio de diversas empresas, instituições e poder público.

Da mesma forma, a aguardada construção do Centro Cultural Boaventura (anexo ao Convento São Boaventura, no bairro Daltro Filho, em Imigrante) inicia em julho. O teatro terá 156 lugares e receberá shows, teatros, oficinas, seminários, reuniões e apresentações culturais. O governo municipal firmará convênio com o Instituto Cultural São Francisco de Assis. O custo da obra será de R$ 1,8 milhões, sendo R$ 326 mil do poder público. É mais uma grande notícia. Assim como o Memorial de Estrela, a digitalização do Arquivo Histórico de Lajeado, e outras ações pontuais!

Um café no Parque Histórico!

O governo municipal concedeu o espaço e agora o Parque Histórico da Colonização Alemã passa a ter mais vida com a inauguração do “Café do Parque”. Instalado em uma das mais belas casas reconstruídas no espaço, em estilo enxaimel, o empreendimento é a nova aposta para monetizar o nobre espaço. Não será a primeira tentativa, diga-se de passagem. Mas tem tudo para dar certo!

Lixeiras coletivas

Em Encantado, o governo quer aprimorar a coleta de lixo. Conforme um PL encaminhado à Câmara, “os edifícios de apartamentos e habitações coletivas poderão instalar lixeiras coletivas fixas na área dos prédios, junto ou próximo ao logradouro, permitindo o livre acesso ao serviço público de coleta de lixo”. De acordo com a mensagem justificativa, a proposição evita que prédios com dezenas de economias depositem seus resíduos nas lixeiras públicas existentes.

Turismo de Aventura

Neste sábado, a Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales) inicia o promissor curso “Competências Básicas do Condutor de Turismo de Aventura, que será ministrado pela empresa Nomas. A capacitação será no Jardim Botânico de Lajeado e se estende até o dia seis de junho. O objetivo é capacitar recursos humanos para os segmentos de ecoturismo, turismo de aventura e turismo rural, alinhado com as normas da ABNT.

Negócios!

O turismo é um grande negócio. É fonte de renda, emprego e qualidade de vida. Não é só lazer. E o Vale do Taquari parece que definitivamente vai acordar para esse aspecto mais comercial. Nas redes sociais, já são diversos blogs e páginas criadas para divulgar nossas potencialidades. O Estado e o país estão olhando para a nossa região. E nossos gestores municipais?

Sério?

Neste sábado, o governador Eduardo Leite (PSDB) deve desembarcar no pequeno município de Sério. Ele foi convidado para a inauguração do acesso asfáltico pela ERS-421, uma obra aguardada há mais de três décadas. Se confirmada a programação, esta será a segunda visita do chefe do executivo gaúcho em menos de uma semana. Na segunda-feira, ele esteve em Arvorezinha para acompanhar o lançamento do livro “150 anos da Imigração Italiana no RS”, e também passou em Ilópolis, para acompanhar o início da colheita da erva-mate.

Acompanhe
nossas
redes sociais