Segurança no “Passeio pela Colônia”

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Segurança no “Passeio pela Colônia”

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As caminhadas autoguiadas são um verdadeiro tesouro para o turismo regional. E em tempos de pandemia, ganha destaque como uma das atividades mais seguras e com menor risco de contágio neste segmento da economia. E como não poderia deixar de ser, o projeto “Passeios na Colônia” recebeu o Selo Turismo Responsável, um carimbo especial concedido pelo Ministério do Turismo e pela Anvisa aos estabelecimentos e projetos que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19. O selo faz parte do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, cujo objetivo é diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual, seguro e responsável.

Lixão em Teutônia

Em Teutônia, o Ministério Público instaurou inquérito civil para apurar eventual “poluição causada por deficiências no ´lixão da Prefeitura Municipal, situado na Linha Geraldo.” Em janeiro, o Grupo A Hora noticiou que O governo de Teutônia monitora a situação do aterro sanitário do município, que está com sua capacidade esgotada. Conforme o Executivo, uma comissão será formada para definir ações futuras sobre a destinação dos resíduos.

Auxílios!

A sociedade mais vulnerável do Rio Grande do Sul será novamente agraciada com auxílios emergenciais por parte dos governos federal e estadual. É um alento, mas é pouco diante de toda a depressão econômica causada pelas restrições naturais e também pelas ações de isolamento impostas pelos governantes. Se a medida já foi insuficiente em 2020, tende a ser ainda menos eficaz com a redução do valor repassado. Ou seja, e para evitarmos um colapso social, é preciso garantir o direito ao trabalho para todos.

Enchentes

Em Lajeado, o Ministério Público segue verificando a legalidade de condomínios autorizados às margens do Rio Taquari, no bairro Carneiros. O objeto do inquérito civil é “investigar eventual dano ambiental em face do licenciamento de empreendimentos e sua interferência na alteração do curso do Rio Taquari em época de cheias em razão da abertura e calçamento de ruas e acessos.”

O Executivo

O Pro_Move Lajeado já escolheu o nome do Executivo que vai coordenar a futura Agência de Desenvolvimento de Lajeado, a AGIL. Ele foi escolhido entre 32 nomes que apresentaram currículo para a nobre função. Para tal, passou pela criteriosa sabatina coordenada por representantes das quatro hélices do movimento de inovação. E por ora, o nome é guardado à sete chaves.

Documentário sobre covid-19

O governo de Lajeado prepara um “vídeo-documentário” sobre a pandemia na cidade. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, uma equipe está captando imagens e depoimentos faz algumas semanas. Por ora, não há previsão de quando sai, mas deve ser em breve. A ideia é registrar imagens do pico da pandemia dentro do Hospital Bruno Born (HBB) para registro histórico.

Collischon e a arte

A jornalista Laura Peixoto avisa: a pandemia foi produtiva para o professor Wolfgang Collischon. Durante o período de reclusão social, ele traduziu do alemão gótico dois livros. Entre esses, a obra “O Novo Diógenes”, com a história de um casal que saiu de Porto Alegre para conhecer o Brasil, no ano de 1931. Na capa, a gravura da neta ilustradora, Helene Biehl. O livro já está à venda em livrarias de Lajeado.

LOCKDOWN E A BURRICE

Certamente, não é a solução em um mundo capitalista. A economia precisa girar para a sobrevivência de todos. Mas é errado taxar de “burros” os mais médicos, cientistas e demais defensores do “lockdown”. A pandemia pegou a todos de surpresa, e eu prefiro não acreditar em teorias da conspiração. Se alguns defendem o lockdown, penso eu, é com o intuito de ajudar a combater o coronavírus. É claro que existem exceções. Mas a maioria, penso eu, age de boa índole ao sugerir tais ações. Assim como eu acredito na boa fé de quem luta contra o lockdown e pelo direito de trabalhar. Chamar de “burro”, como insinuou o Ministro Onix Lorenzoni, em entrevista ao Frente e Verso, ou criar culpados e sugerir julgamentos, como faz o outro lado, só atrapalha!

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, fala à imprensa no Palácio do Planalto,sobre o o pagamento da 2ª parcela do auxílio emergencial (Foto: Divulgação)

PROTESTOS!

Inusitado. No mínimo, é inusitado um protesto pelo direito de trabalhar. O sábado e a segunda-feira foram marcados por protestos em Lajeado. Um protesto pra lá de legítimo. Não fosse a persistência de quem garante os empregos e a coragem de quem não quer largar o emprego e a nossa sociedade estaria fadada a um verdadeiro colapso social e econômico. E pensar que esses heróis, que foram às ruas pelo direito de lutar pelo pão que alimenta suas famílias, poderão ser taxados de criminosos em uma futura narrativa.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais