Diagnóstico da AME no teste do pezinho é um avanço histórico

Opinião

Lucas Redecker

Lucas Redecker

Deputado federal mais votado no Vale do Taquari

Assuntos do cotidiano e política

Diagnóstico da AME no teste do pezinho é um avanço histórico

Por

Estado

Aprovamos na última semana, na Câmara Federal, o projeto que amplia as doenças detectadas pelo teste do pezinho. Nessa ampliação, será incluída a detecção da Atrofia Muscular Espinhal (AME), doença rara neuromuscular que causa a degeneração e perda de neurônios motores da medula espinhal e do tronco cerebral, resultando em fraqueza muscular progressiva e atrofia.

A inclusão de diagnóstico da AME ocorreu por meio de emenda que apresentei ao projeto de lei da ampliação de detecção de doenças realizado em recém-nascidos. Me empenhei trabalhando nessa causa por reconhecer a importância vital do diagnóstico precoce que possibilita que milhares de crianças tenham uma vida digna e com qualidade ao fazer o tratamento correto.

Além da emenda, fiz uma petição online que recebeu mais de 14 mil assinaturas de pessoas manifestando-se favoráveis à adição da detecção da AME no teste ampliado do pezinho.

É importante ressaltar que, a celeridade no início de tratamento adequado também reduz gastos na saúde pública com internações e tratamentos que não teriam a eficácia por não se adequarem aos pacientes com Atrofia Muscular Espinhal.

Quando o parlamento se une e trabalha por uma causa sem fazer distinções entre direita e esquerda, oposição e situação, e conseguimos fazer um acordo colocando o interesse da população, a saúde pública, o bem-estar das pessoas em primeiro lugar, a sociedade brasileira sai vitoriosa. Foi isso que vimos na terça-feira, 23, na Câmara Federal. Conquistamos um avanço histórico na saúde.

O projeto de ampliação do teste do pezinho segue para aprovação no Senado Federal. Após aprovado na Casa, sancionado e publicado, terá um ano para entrar em vigor. O diagnóstico da AME estará na etapa cinco da implementação do teste ampliado.

Acompanhe
nossas
redes sociais