Empresários sugerem medidas urgentes para melhorar fluxo na BR-386

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Empresários sugerem medidas urgentes para melhorar fluxo na BR-386

Empresário Nilto Scapin participou do programa Frente e Verso para falar sobre alternativas sugeridas para amenizar problemas

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Empresários sugerem medidas urgentes para melhorar fluxo na BR-386
(Foto: Ana Carolina Becker)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um grupo de empresários e lideranças políticas do Vale do Taquari elaboraram um documento com medidas imediatas para amenizar o problema de fluxo na BR-386. A estrutura do local ficou comprometida após a explosão de um caminhão-tanque de combustível no dia 13 de março.

Conforme o empresário Nilto Scapin, em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta quinta-feira, 25, medidas urgentes são necessárias para reduzir os problemas que vem sendo enfrentados pelos motoristas que precisam passar no local.

No sábado, 20, o empresário esteve no local do acidente com o prefeito Marcelo Caumo, vice-prefeito de Estrela João Schaefer e engenheiros para visualizar alternativas rápidas e de baixo custo para o trajeto. “Temos certeza que o tempo de deslocamento, com as alternativas propostas, diminui em 50%”, garante.

Conforme ele, os gargalos do local estão relacionados à sinalização que, se melhorada, pode melhorar as condições. O mapa feito pelos empresários foi encaminhado à CCR Viasul, concessionária que administra a rodovia, e também para a Polícia Rodoviária Federal. “Uma das ações que colocamos no sábado, eles propusseram em prática nessa semana com o deslocamento da forma de retorno dos caminhões que, ao invés de ser feito sobre a pista fosse desviado no acesso ao porto, passando sob o viaduto e retornando pelo Atacadão”, explica.

O grupo também solicitou a retirada das defendas no sentido Lajeado/Estrela e Estrela/Lajeado. “Entendemos que dá pra alongar a sinalização da via”, diz. Além disso, também se apontou que os veículos poderiam, logo após a ponte sinistrada, andar em uma pista e meia de cada lado. “A CCR é muito lenta e morosa, não somos contra a empresa, mas queremos ajudar e essa morosidade está prejudicando.”

Scapin sugere alternativas que podem aumentar para 50km/h a velocidade no trecho.

Veja as alternativas propostas

Sentido capital interior:
A) colocar placa de sinalização na saída da alça da Rota do Sol, obrigando que os caminhões perdidos a entrar no acesso ao Porto de Estrela, onde os mesmos, fariam a passagem por baixo do viaduto da BR-386, evitando trancar as pistas de rolamento, nos dois sentidos.
B) colocar a viatura da PRF, que está no local, depois da alça da Rota do Sol e antes da entrada do Porto, com isto, haveria um respeito muito maior com relação aos caminheiros, pois muitos, não leem, não acessam a sites, nem redes sociais.
C) alongar os ângulos dos cones, para que o fluxo de veículos, saia de 15 km/h, para 40 km/h., usando toda a pista da direita.
D) ao final da ponte sinistrada, após uns 30 metros, colocar 40 tubos armados de 0,30 de diâmetro, envelopar com concreto, e seguida de capa sobre a extensão de CBUQ.

Sentido interior capital:
A) colocar o tráfego, com o rodado direto no acostamento, e o rodado esquerdo, sobre a pista de rolamento.

Ouça a entrevista na íntegra

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