“Dá pra esquecer que estamos em uma pandemia daqui de cima”

Na estrada

“Dá pra esquecer que estamos em uma pandemia daqui de cima”

Sem poder viajar, casal se isolou nas montanhas e tira um sonho do papel

Por

“Dá pra esquecer que estamos em uma pandemia daqui de cima”
Ana Paula e Gio estão construindo um rancho nas montanhas para receber outros viajantes (Foto: Arquivo A Hora)
Brasil

Ao amanhecer, um café preto ou um chimarrão e uma vista para as montanhas. É assim que inicia o dia do casal de viajantes Gio Manfroi, 34, e Ana Paula Pohl, 28, em Urubici, na serra de Santa Catarina, onde iniciaram a construção de um rancho. A ideia é terem um lugar para voltar entre uma viagem e outra e também receberem viajantes da região.

Depois de passarem sete meses isolados na Patagônia, no início da pandemia, voltaram ao Brasil e aproveitaram o momento para tirarem o sonho do papel.

“Os chalés estão sendo construídos com a ajuda de pessoas que chegam na região, que querem ser voluntários aqui, trocar experiência com quem viaja, ter contato com a natureza e também aprender um pouco da marcenaria. A ideia é que seja construído por viajantes”, explica Gio. O rancho leva o mesmo nome do projeto que o casal já desenvolve faz alguns anos: Road Trippers e que pode ser conferido no site.

Com uma van transformada em um motorhome artesanal, Ana Paula e Gio realizam o sonho de viver na estrada com a possibilidade de acordarem com uma vista diferente a cada dia. A ideia é conhecer lugares ainda pouco divulgados e distantes dos centros urbanos. É dessa mesma forma que pretendem viver no chalé da montanha e é onde conseguem fugir um pouco da pandemia.

“A gente está aqui isolados, às vezes buscamos nos desconectarmos do mundo, não acessar a internet, não buscar as notícias, pra dar uma amenizada. A vida estava muito intensa e agora vivemos um outro momento. Até dá pra esquecer que estamos em uma pandemia daqui de cima”, conta Gio. A ideia inicial era encontrar um terreno na Patagônia, mas escolheram Urubici para estarem mais perto da família que vive em Lajeado e região.

Sem as viagens organizadas com a agência de turismo, o casal passa os dias em meio à natureza de Urubici, em Santa Catarina (Foto: Arquivo Pessoal)

A vida na estrada

Acordar com o nascer do sol faz parte dos dias do casal desde que iniciaram as expedições pela América Latina faz alguns anos. A trilha sonora faz companhia diária nas viagens que já somam cerca de 150 mil km rodados com um motorhome artesanal carinhosamente apelidado de Andina, já que foi em uma expedição para os Andes que o casal se conheceu.

Com a agência de turismo La Ruta Madre Travel Club, eles organizam expedições por destinos latinos que foram adiadas pelas restrições impostas pelo coronavírus. A expectativa é voltar a viajar a partir da metade do ano.

“Nossa parte preferida do dia é escolher um lugar bacana pra dormir, fazer uma janta e posicionar a van com a porta virada para o nascer do sol em um lugar cinematográfico. Gostamos muito de curtir um café da manhã num lugar bonito, mas nem sempre é possível. Às vezes dormimos e acordamos com a vista de um posto de gasolina mesmo”, conta Ana Paula, natural de Lajeado.

Casal transformou uma van em motorhome artesanal e viaja pela América Latina (Foto: Arquivo Pessoal)

Eles já passaram por cenários de montanha, praia, deserto, pequenos vilarejos e grandes cidades. Passam horas na estrada, mas também gostam de apenas apreciar as paisagens ou fazer uma trilha debaixo de chuva ou sol.

As cidades pequenas são as preferidas, e é comum conhecerem muitas culturas pelo caminho. No fim, mais do que colecionar memórias, eles colecionam amizades por onde passam.

Acompanhe
nossas
redes sociais