Fecomércio-RS sugere horários restritos e escalonados para comércio e serviços

BANDEIRA PRETA

Fecomércio-RS sugere horários restritos e escalonados para comércio e serviços

Entidade pede ainda adiamento da cobrança de impostos e permissão para que empresas possam abrir para receber pagamentos de carnês

Por

Atualizado terça-feira,
02 de Março de 2021 às 16:02

Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Fecomércio-RS enviou ao Governo do Estado, nesta terça-feira, 2, uma nova sugestão de protocolo para a bandeira preta, que inclui opções para a abertura do comércio e dos serviços em horário restrito e escalonado. Desta forma, ao diferenciar horários de abertura e fechamento ou com rodízio de funcionamento, seria possível evitar a paralisação indiscriminada das atividades, medida que tem pouca efetividade no controle da pandemia e ameaça a sobrevivência de empresas.

A entidade alerta que é urgente considerar alternativas ao protocolo atual, pois o custo das medidas tem sido desproporcionalmente alto para as micro e pequenas empresas, que são as mais prejudicadas pelas restrições em vigor. Com uma variedade menor de produtos a oferecer, os pequenos negócios têm mais dificuldade em se enquadrar na categoria “essencial”, o que agrava as disparidades econômicas sem um impacto verificável no controle da pandemia.

Outros dois pedidos, já parcialmente atendidos no ano passado, foram encaminhados ao governador Eduardo Leite: a permissão para que as empresas possam abrir para receber pagamentos de carnês, já que muitas compras foram parceladas nessa modalidade, e a postergação da cobrança de tributos estaduais.

Acompanhe
nossas
redes sociais