Posto de Saúde do Auxiliadora gera debate

CÂMARA DE ESTRELA

Posto de Saúde do Auxiliadora gera debate

Locatário pediu posse do imóvel até março. Vereadores expõem preocupação da comunidade. Executivo busca soluções

Por

Posto de Saúde do Auxiliadora gera debate
Saúde pública foi o principal tema da sessão desta segunda-feira. Foto: Ramiro Brites
Estrela

Parlamentares pediram paciência a população do bairro Auxiliadora. O dono do imóvel, locado pela Prefeitura para o Posto de Saúde, pediu a posse da residência. Vereadores, assim como o Executivo, foram surpreendidos.

O vereador Volnei Zancanaro (PSL) indica que são realizados, por semana, cerca de 450 atendimentos. A solução temporária é o atendimento prioritário, das 8h às 21h, para os moradores do bairro nos postos Central e PA+.

O morador do bairro e parlamentar Filipe Schossler (PTB), admite que foi “pego desprevenido” e tentou acalmar a população. “Eu quero tranquilizar as pessoas que o serviço não vai parar. Pode surgir um outro contratempo. A gente vai encontrar uma solução porque a gente quer nosso postinho de volta. A comunidade lutou por ele. O mais breve possível vai haver uma solução”.

Já o vereador Cristiano da Rosa (MDB) alerta para que os contratos de locação em serviços essenciais incluam cláusulas que possibilitem a realocação do espaço sem comprometer o atendimento a população.“Mais importante do que a gente rever a questão do posto, é rever a nossa forma de contratos. Se a gente faz um contrato de aluguel para um posto de Saúde, o contrato deve ser feito com uma cláusula que nos avise com antecedência de dois ou três meses”

Transparência nas filas

Ainda em relação à saúde pública, foi aprovado, por unanimidade, o projeto de lei do vereador Humberto Canigia Rerig (Republicanos). A proposta é que as filas das cirurgias na rede municipal sejam divulgadas por meio digital.

O andamento das cirurgias deve ser divulgado no site da Prefeitura, com ressalva as operações de urgência. “Muito importante a transparência porque as pessoas ficam na espera e não sabem exatamente o dia em que vão realizar a cirurgia”, destacou.

Cidadãos estrelenses

Duas homenagens também foram aprovadas. A primeira, de autoria conjunta dos vereadores João Braun (PP) e Volnei Zancanaro (PSL), reconhece a importância de João Tomasini Schwertner à comunidade. Ele era presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, assim como da entidade Pan-Americana.

No domingo, Tomasini – como era conhecido entre os desportistas – foi vitimado pela covid-19.
O vereador João Braun leu uma carta escrita pelo irmão do homenageado, Humberto Schwertner. “João não nasceu em Estrela por capricho”, declarou o parlamentar.

Schwertner realizou projetos de inclusão social por meio da canoagem, além de organizar e colocar em evidência a modalidade no município.

Também foi reconhecido como cidadão estrelense, Wagner Calheirana, da Igreja Cristo Vive. Ele foi fundador da União dos Pastores Evangélicos de Estrela. Conforme o autor da lei, Cristiano da Rosa (MDB), o paulista Calheirana, morador há 21 anos do município merece o título pela dedicação à comunidade. “O destaque é o trabalho religioso, o Pastor Wagner tem um trabalho que já retirou muitos jovens da drogadicção.”

Acompanhe
nossas
redes sociais