É hora de se organizar

Comportamento

É hora de se organizar

Planners e agendas ajudam no planejamento da rotina e na construção da estrutura comportamental das pessoas

Por

É hora de se organizar
Fotos: Jéssica R. Mallmann
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os planners e agendas são ótimas opções para te auxiliar a se organizar com a rotina, tanto no ambiente de trabalho, quanto na vida pessoal, escolar ou acadêmica.

De vários tamanhos e modelos, nos formatos digitais ou em papel, eles se adaptam a todos os estilos e podem ser personalizados de acordo com o gosto de cada pessoa.

Frequentemente utilizados nas escolas, as agendas e planners são a principal forma de contato com os pais, desde a educação infantil até o ensino médio.

E, por auxiliarem na organização das tarefas e facilitarem o acesso a informações importantes para o dia a dia, essas ferramentas acabam ganhando o gosto de muitas pessoas e são adotadas para além do universo escolar.

Segundo a psicóloga e mestre em psicologia clínica, Janaína Petry Froner (@janapfroner), os organizadores pessoais são importantes para construir regras, estruturar pensamentos e reforçar comportamentos positivos das pessoas, desde a infância.

Quando pequenas, as crianças precisam visualizar a sua rotina de forma didática, a fim de entender os seus deveres. “A gente pode introduzir um planejamento diário já aos dois anos, com o uso de imagens, desenhos, recortes e colagens. Essas figuras precisam ter significado para a criança, ela tem que compreender o que está sendo proposto”.

E este mesmo sistema lúdico pode ser adaptado com o avanço da idade, por meio de canetas e adesivos coloridos. “Quanto mais a gente chamar a atenção para o cérebro captar a informação, melhor para a nossa memória.

Maria Eduarda utiliza as agendas e planners desde pequena

Estudante do oitavo ano, Maria Eduarda Trevisol, 13, conta que desde pequena utiliza as agendas, e a rotina da escola a estimulou a buscar novas formas de organização. “Quando comecei a ter provas, passei a me cobrar mais em questão de estudos e organização. As agendas e cadernos me ajudam muito nesse sentido”.

Apaixonada pelo universo da papelaria, a jovem prefere utilizar os materiais em papel, pois assim consegue personalizá-los com enfeites e treinar a caligrafia artística. “Gosto de decorar e deixar tudo bem organizado. Descobri que quando eu deixo as coisas mais visíveis e destacadas, é muito mais fácil de entender”.

 

Memória X Produtividade

Janaína explica que os planners e agendas reforçam a capacidade de memória do cérebro e diminuem a ansiedade, ativada pelo medo de esquecer compromissos ou pelo receio de não dar conta de uma tarefa.

Mesmo para quem utiliza o formato digital ou outros aplicativos para controlar as atividades, as ferramentas reforçam hábitos, ajudam a construir novos e monitoram pensamentos, ideias e propósitos. “Entendo que os papéis e aplicativos servem para nos auxiliarem a planejar a nossa vida pessoal e profissional de forma mais eficaz e eficiente”.

 

Praticidade para se organizar

Enquanto que para os jovens a agenda tem maior foco na vida escolar, para os adultos, a ferramenta auxilia nos registros profissionais e afazeres pessoais. A diferença, segundo Janaína, é que para este segundo público os registros estão bem mais focados nas metas de vida e são categorizados por prioridades.

Adepto ao formato digital, o analista de soluções, Marcos Heinen, 33, opta pela agenda digital devido a praticidade e sustentabilidade.

“Levo ela sempre comigo, pois está no celular. Registro tarefas e lembretes além dos compromissos com horários definidos. Torna o meu dia muito mais objetivo”, comenta.

Com a opção digital, Heinen consegue integrar a agenda a outros aplicativos, como os de esporte e eventos e, desta forma, tem mais controle do tempo dedicado a cada uma de suas atividades.

Independente da escolha, digital ou física, a psicóloga garante que ter um local para anotar os compromissos é fundamental para reduzir o estresse e tornar o dia mais produtivo. A organização pessoal pode contribuir e muito para evitar o desperdício de tempo e aproveitar melhor o dia.

Acompanhe
nossas
redes sociais