De pai para filho

Produzido por Estúdio A Hora

De pai para filho

Igor Weingartner assume Divisão de Carnes e Derivados (DCD), cargo ocupado por seu pai, Paulo Weingartner, nos últimos 29 anos

Apresentado por

Após uma década à frente da Divisão Produção Agropecuária (DPA), Igor Weingartner (35) passa a assumir a gerência da Divisão Carnes e Derivados (DCD), nova nomenclatura conferida à Divisão Comércio e Marketing – Produtos Suínos.

Por obra do destino – e de sua competência profissional – Weingartner assume o lugar deixado pelo pai Paulo Weingartner (67), que se dedicou à Dália Alimentos por 29 anos e agora inicia o processo de sucessão, porém, continuará prestando assessoria à Dália por pelo menos duas vezes por semana.

Weingartner é graduado em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O jovem ingressou na cooperativa em 8 de outubro de 2007 como supervisor de vendas na área comercial e teve como chefe, professor e mentor o próprio pai.

“Entrei na Dália para substituir um supervisor que havia saído e após dois anos fui convidado pela Direção para trocar de setor”, lembra. Foi então que surgiu a migração para a DPA. Passados seis meses de testes, ele foi efetivado como gerente da divisão, na qual permaneceu por dez anos.

“Foram dez anos de um aprendizado constante e de desafios diários”, ressalta. Segundo ele, 2020 foi um dos anos mais desafiadores das últimas duas décadas para o setor do agronegócio.

“Enfrentamos a maior seca já registrada, uma pandemia global sem previsão de acabar, a maior enchente dos últimos 50 anos”, lembra. Além disso, houve grande elevação no custo de produção e risco de desabastecimento das commodities milho e soja, base da alimentação dos rebanhos.

O ingresso da Dália na cadeia produtiva do frango de corte também trouxe desafios para o ano que passou. “Certamente o maior aprendizado que levarei é de que o mundo está em constante transformação e precisamos nos adaptar a esses movimentos”.

Legado do pai

Igor assumirá a gerência coordenada pelo pai Paulo Weingartner que está na Dália Alimentos desde o ano de 1991. “Fiquei muito feliz com o convite e não esperava que fosse ocorrer. Tenho uma admiração muito grande pelo meu pai e a oportunidade de substituí-lo é uma honra e um compromisso enorme”.

Segundo ele, o pai sempre se cercou de pessoas competentes e a Divisão de Carnes e Derivados é constituída por profissionais de larga experiência. “Imagino que a transição será tranquila”, aponta.

Nos primeiros meses, Paulo Weingartner assessorará no processo de sucessão.

Com quase 30 anos dedicados à cooperativa, Paulo dirige equipe composta por 37 profissionais ligados às áreas de mercados interno e externo, logística e marketing.

Após tantos anos, ele se desligará parcialmente da Dália. Ele continuará participando da cooperativa pelo menos duas vezes na semana, quando exercerá a função de consultor. “Quem conhece o Igor sabe da excelência que ele possui no quesito gestor. Ele estará cercado de bons profissionais, locados em uma divisão bem estruturada e perfeitamente alinhada”.