Vale do Taquari tem cinco municípios entre as 100 maiores economias do RS

Ranking

Vale do Taquari tem cinco municípios entre as 100 maiores economias do RS

Governo divulgou o ranking do PIB, relativo ao ano de 2018. Lajeado é o 17º no estado. Ao todo, 29 cidades do Vale tiveram ganhos de um ano para o outro, com destaque para Imigrante, que cresceu 20%

Por

Vale do Taquari tem cinco municípios entre as 100 maiores economias do RS
(Foto: Divulgação/Lucas Brunetto)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Cinco cidades do Vale do Taquari estão entre as 100 maiores economias do Rio Grande do Sul. O ranking do Produto Interno Bruto (PIB), relativo ao ano de 2018, foi divulgado ontem pelo Departamento de Economia e Estatística, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão.

Principal polo econômico do Vale, Lajeado mantém posição de destaque no ranking, ocupando a 17ª posição, a mesma do levantamento anterior, de 2017. Está à frente de municípios como Alvorada, Bagé, Sapucaia do Sul, Uruguaiana e Viamão. A soma de bens e serviços produzidos chega a R$ 4,2 bilhões, um aumento de 10%, respondendo por 0,93% do PIB gaúcho.

Estrela permanece como a segunda maior economia da região, mas vê a vizinha Teutônia se aproximar cada vez mais no ranking. Ambos tiveram crescimento e estão na 56ª e 61ª posição, respectivamente, mas enquanto o primeiro município teve alta de 3,8%, o segundo saltou 10,2% de um ano para o outro.

Um pouco mais atrás, está Arroio do Meio, que ocupa a 72ª posição e cresceu 11,7% na comparação com 2017. Encantado, em 90º, fecha a presença de municípios do Vale entre as 100 maiores economias. O município da parte alta da região teve um crescimento de 6,8% na soma de bens e serviços produzidos.

Imigrante é o que mais cresceu

Dos 38 municípios da região, somente nove tiveram retração no PIB de um ano para o outro. A grande maioria cresceu neste período. Destaque para Imigrante, que teve uma variação de 20,1%, chegando a R$ 239 milhões em soma de bens e serviços, ocupando a 205ª posição no ranking do estado e o 13º no Vale.

Tabaí (17,7%) e Taquari (13%) também apresentaram variações expressivas para cima e cresceram no ranking. Por outro lado, a maior queda ocorreu em Fazenda Vilanova, que teve uma retração de 6,8% no PIB.
Também tiveram perdas no ranking os municípios de Arvorezinha, Boqueirão do Leão, Capitão, Colinas, Ilópolis, Pouso Novo, Putinga e Travesseiro.

Serviços e agropecuária dominam atividade principal

Se pegar os 38 municípios do Vale, percebe-se um equilíbrio entre aqueles que possuem os serviços como principal atividade econômica, e os que têm a agropecuária em destaque. Ambos são as atividades principais em 14 cidades cada.

Por outro lado, oito municípios tem a indústria como principal geradora de Valor Adicionado Bruto (VAB). Há, também, dois municípios cuja principal atividade é a administração pública: Tabaí e Forquetinha.

No RS

Com Porto Alegre na liderança, o ranking das 10 maiores economias do Estado tem na sequência Caxias do Sul, Canoas, Gravataí, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, São Leopoldo e Triunfo.

Entre os destaques positivos, está a subida de Santa Cruz do Sul, que ganhou quatro posições no ranking (10° em 2017 para 6° em 2018). Entre os destaques negativos está Pelotas, que em 2018 saiu do ranking das 10 maiores economias do RS (de 9° em 2017 para 11° em 2018).

“De maneira geral, municípios mais industrializados foram beneficiados em 2018, uma vez que a indústria de transformação foi um setor que apresentou importante crescimento em relação a 2017”, pontua Martinho Lazzari, pesquisador em economia do DEE.

Acompanhe
nossas
redes sociais