Conzatti e Cardoso avaliam resultados da pesquisa de Encantado

Eleições

Conzatti e Cardoso avaliam resultados da pesquisa de Encantado

Prefeito e vice encabeçam as chapas adversárias na corrida pela prefeitura de Encantado. Na quinta-feira, candidatos analisaram os resultados do levantamento do Instituto Methodus

Por

Conzatti e Cardoso avaliam resultados da pesquisa de Encantado
Encantado

Os dois candidatos a prefeito de Encantado foram entrevistados na Rádio A Hora 102.9 na tarde de quinta-feira, 22. Eles analisaram os resultados da pesquisa eleitoral, realizada pelo Instituto Methodos com exclusividade para o Grupo A Hora, e avaliaram de que forma os números podem interferir e influenciar nas próximas ações e estratégias de campanha.

Nos dois cenários, a vantagem é do atual prefeito Adroaldo Conzatti (PSDB). Na pesquisa estimulada, ele soma 47%, contra 28,9% de Enoir Cardoso (PP), seu vice e agora adversário. Já no levantamento espontâneo, Conzatti está com 39,4%, enquanto Cardoso pontou 23,2%. O opositor tem rejeição maior, mas os índices são considerados baixos.

A saúde, mais uma vez, foi elencada pela maioria dos eleitores como a demanda prioritária para o próximo prefeito. O índice, de 60,9%, é o maior entre todos os municípios da região onde o Methodus realizou pesquisa.

Ao todo, 300 pessoas foram ouvidas no levantamento, entre os dias 19 e 20 de outubro. A margem de erro dos resultados é de 5,7 pontos percentuais para mais ou para menos.

Mudança no voto

Para José Sauer, diretor do Instituto Methodus, tanto a pesquisa espontânea quanto a estimulada apontam para um alto grau de decisão do eleitor. Lembra que o número de indecisos é inferior à diferença entre os dois candidatos, que é de quase 20% no levantamento estimulado.

“Os candidatos terão que conquistar o maior número de indecisos e, eventualmente, tentar reverter o voto do oponente. Esta disputa se dá entre eleitores que já têm uma decisão formada, mas que pode mudar sua opinião”, alerta.

Sauer corrobora a tese com o baixo percentual de rejeição dos dois concorrentes. “O eleitor não tem oposição a nenhum dos candidatos, por isso há a possibilidade de mudança de voto”.

O que dizem os candidatos

Adroaldo Conzatti – Para o atual prefeito Adroaldo Conzatti (PSDB), a largada em vantagem nas pesquisas é importante, mas que nem por isso sua equipe de campanha deve cantar vitória antes da hora. “Sempre dizemos para todos que trabalham conosco. A única pesquisa em que precisamos estar na frente é na urna, no dia 15”, afirma. Ele lamenta a tentativa de impugnação da pesquisa, que foi indeferida pela Justiça.

“A única pesquisa em que precisamos estar na frente é na urna”

Enoir Cardoso –  Apesar de estar atrás na pesquisa, Enoir Cardoso (PP) não perde o otimismo e disse ter recebido com tranquilidade os números. “Conversamos muito com a população e temos plena convicção de que sairemos com o resultado que esperamos no dia 15”, salienta. Cardoso criticou o ex-aliado, acusando-o de ter o “isolado” na prefeitura quando identificou nele um adversário nas urnas.

“Temos convicção de que sairemos com o resultado que esperamos”

Acompanhe
nossas
redes sociais