Das 52 agroindústrias na Expoitner, dez são do Vale

Agronegócio

Das 52 agroindústrias na Expoitner, dez são do Vale

Contexto de pandemia altera contato com clientes. Vendas serão por drive-thru. Maior evento agropastoril da América Latina começa amanhã

Por

Das 52 agroindústrias na Expoitner, dez são do Vale
Kolonie Hauss, de Teutônia, prepara embutidos à exposição. Serão nove dias no Parque Assis Brasil, em Esteio. Foto: Gabriel Santos
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

“Será uma Expointer diferente de tudo que já tivemos. Ainda assim, estamos entusiasmados por estar no evento”. Essa afirmação do integrante da Agroindústria Acedi Alimentos, de Santa Clara do Sul, Luís Gustavo Mallmann, resume o sentimento dos participantes da edição 2020 da maior exposição agropastoril da América Latina.

A pandemia interfere na programação e reduz os espaços para expositores. Em 2019, a Expointer teve 326 agroindústria familiares no parque Assis Brasil. Neste ano, caiu para 52. Deste total, dez são do Vale do Taquari.

Com um universo limitado de espaços, ser selecionado já é uma vitória, afirma Mallmann. Foram estabelecidos critérios rígidos. Partiam da exclusão de expositores com doenças crônicas, pelo segmento de atuação e pelo cumprimento de protocolos de higiene e sanidade. “Tudo foi muito corrido. Nas edições passadas, tínhamos seis meses para nos preparar. Para essa vez, foram três semanas.”

A Agroindústria Acedi trabalha com derivados não alcoólicos de cana-de-açúcar. Desde 2016 participa da Expointer. Para este ano, a família Mallmann tem uma expectativa otimista. “Queremos chegar ao mesmo número de vendas do ano passado. Acreditamos que é possível, pois serão menos estandes.”

O funcionamento deste ano será por drive-thru. “Apostamos na simpatia e no bom atendimento para cativar os clientes. Se quiserem nos visitar, vamos estar na estante número dez”, diz

No ano passado, a feira da Agricultura Familiar na Expointer foi a maior da história do evento. Em números, vendeu mais de R$ 4,5 milhões. O espaço é organizado pela parceria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS).

Acedi Alimentos, de Santa Clara do Sul, foi uma das agroindústrias selecionadas para esta edição da Expointer. Foto: Divulgação

“Se chegarmos à metade das vendas, terá valido a pena”

Integrante da Kolonie Hauss, de Teutônia, Everson Machado Dias, ressalta os desafios desta edição. “Vai ser diferente, e isso chama atenção. Quem for nos visitar, vai para comprar. Não sabemos se vai dar certo, mas não custa tentar.”

A agroindústria produz embutidos e participa da Expointer faz cinco anos. “Nas edições anteriores, sempre tivemos bons resultados. O resultado é magnífico. Se chegarmos à metade das vendas, terá valido a pena.”

Mínimo de contato

Com a pandemia, os protocolos de saúde e as regras de distanciamento social impuseram um novo modelo. A feira no Pavilhão da Agricultura Familiar vai funcionar deste sábado, dia 26, até o dia 4 de outubro, próximo sábado. Pelo formato drive-thru, os visitantes ficarão dentro dos carros e passarão pelas estandes das agroindústrias.

Na avaliação do secretário estadual de Agricultura, Covatti Filho, esse plano é o mais adequado no momento. “Nos preocupamos em darmos espaços aos agricultores familiares que, em virtude da pandemia, foram muito prejudicados com o cancelamento de diversas feiras pelo estado.”

É uma novidade positiva, considera o subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil, José Arthur Martins. “Estamos precisando nos reinventar. Fechamos um protocolo com as regras de distanciamento, o uso de máscaras, luvas e testes de Covid-19 para os feirantes, tudo para garantir a segurança de todos e minimizar riscos.”

Acompanhe
nossas
redes sociais