Estrela consulta entidades sobre local de museu

Cultura

Estrela consulta entidades sobre local de museu

Após derrota na câmara, governo busca opinião de presidentes de associações de bairros para definir entre dois projetos para o memorial

Por

Estrela consulta entidades sobre local de museu
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Presidentes de associações de bairro e representantes de entidades foram procurados pela Secretaria Municipal de Cultura para opinarem sobre o local em que será construído o museu histórico do município.

Um material com detalhes das três propostas foi enviado às associações de bairros e outras 49 entidades do município para que os representantes votem por email. A votação vai até a próxima segunda-feira, 28, e tem caráter consultivo.

São instituições voltadas à cultura e ao turismo, mas também ao esporte, educação e saúde.

A primeira sugestão é a construção de um anexo ao Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gaussmann. O espaço teria 78 m². O projeto foi elaborado pelo arquiteto da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Mauro Ayres.

A segunda alternativa seria a instalação do memorial no imóvel que atualmente abriga a Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e habitação (Sedesth), a junto à Praça da Matriz, conhecido como Castelinho. Com a municipalização do Porto de Estrela, existe a possibilidade de transferência de secretarias para a área, entre elas a Sedesth.

Há ainda uma terceira possibilidade que é deixar a definição para o próximo governo “na expectativa/esperança de que seja concretizado”, diz trecho do material enviado às entidades.

“Queremos tomar a decisão conforme o que a população quer e entendemos que as entidades representam boa parte da sociedade. Já que não temos como fazer audiências públicas para ouvir as pessoas, devido à pandemia”, afirma a secretária de Cultura e Turismo, Carine Schwingel.

Impasse na câmara

A construção do anexo foi a sugestão enviada à câmara de vereadores em agosto. A proposta que destinava R$ 126 mil da verba de patrimônio à obra foi incluída em meio a um projeto que transferir recursos a diversas outras iniciativas.

Os vereadores aprovaram uma emenda que retirava a parte que tratava do museu e aprovaram o restante do projeto.

A criação do museu foi aprovada em lei municipal em 1987, mas nunca saiu do papel. Em 2005, nova lei autorizou a construção do memorial.

Acompanhe
nossas
redes sociais