Peças tradicionalistas para o dia a dia

Moda

Peças tradicionalistas para o dia a dia

Indumentária gaúcha incrementa visual urbano e pode ser usada para além da Semana Farroupilha

Por

Peças tradicionalistas para o dia a dia
Foto: Jéssica R Mallmann

A Semana Farroupilha evidencia os costumes do Rio Grande do Sul, principalmente nas vestimentas. Nesta época, peças como bombachas, saias longas, alpargatas, cintos e lenços saem do guarda-roupa para embelezar os looks e colorir o mês de setembro. Além de estilosa, a combinação do tradicionalismo gaúcho com o urbano é atemporal e uma aposta para ser usada durante todo o ano.

Mesmo quem não more no campo pode se arriscar nessa tendência. Segundo a designer de moda Carmen Sontag, as roupas e acessórios gaudérios, quando combinados ao uniforme de trabalho ou peças casuais, incrementam o look . “Para quem trabalha em ambientes sociais, por exemplo, a dica é utilizar os broches, camafeus e lenços”, afirma.

Fotos: Jéssica R Mallmann

Os trajes gaúchos também são ótimos para os passeios ao ar livre ou em bares e restaurantes. Para deixar o visual com um ar mais social, as camisas gola polo e as sociais com bordados são recomendadas. As bombachas entram como uma ótima alternativa em substituição as calças jeans, e podem ser usadas por ambos os sexos. Já as saias evidenciam a elegância das prendas.

“Hoje os tecidos são mais modernos e contrariam a ideia das peças quentes”, explica Carmen. “Temos bombachas feitas com elastano, que são mais confortáveis que o jeans. Já as saias e camisas estão mais leves e muito em alta para as mulheres”.

Para quem prefere não ousar tanto, uma sugestão da designer de moda é usar uma alpargata gaudéria com calça jeans. Independente da escolha, a tendência do tradicionalismo é evidenciar a cultura do povo gaúcho. “A moda é um caminho para preservar nossa história”.

 

FOTOS: Jéssica R. Mallmann
MODELOS: Rebeca Beatriz Sontag e Carlos Augusto Ely Spaniol
ROUPAS: Carmen Sontag Ateliê de Moda

Galeria

Foto: Jéssica R Mallmann Foto: Jéssica R Mallmann Foto: Jéssica R Mallmann Foto: Jéssica R Mallmann Foto: Jéssica R Mallmann Foto: Jéssica R Mallmann

Acompanhe
nossas
redes sociais