Solidariedade que aquece

Comportamento

Solidariedade que aquece

Iniciativa transforma guarda-chuvas em sacos de dormir para moradores de rua

Por

Atualizado segunda-feira,
31 de Agosto de 2020 às 10:28

Solidariedade que aquece
Vale do Taquari

Além de proteger da chuva e do frio, o projeto Saco de Dormir Solidário leva carinho e cuidado para quem não tem a proteção de um teto para enfrentar o inverno.

A iniciativa partiu da estrelense Helena Barden, 21, que vive em Porto Alegre desde 2013, e busca confeccionar sacos de dormir com tecido impermeável e cobertores para serem doados a moradores de rua.
Tudo começou quando Kátia, cunhada de Helena, viu um vídeo no Facebook onde uma mulher de Santa Catarina ensinava a confeccionar os sacos de dormir com tecido de guarda-chuva e cobertores.

“Ela compartilhou o vídeo no grupo da família no WhatsApp e eu adorei a ideia, logo disse que tentaria fazer”, lembra Helena.

Com a ajuda do marido Fabiano, a analista de sistemas recolheu o material por meio de doações e confeccionou as primeiras unidades. O casal divulgou o projeto em um vídeo, que foi compartilhado no WhatsApp, e logo surgiram interessados em auxiliar com doações de materiais ou dinheiro, o que possibilitou que a iniciativa ganhasse fôlego.

Para Helena, o Saco de Dormir Solidário é, além de uma forma de proteger da chuva, vento e frio, uma maneira de levar carinho a quem normalmente não o recebe. “Eles se sentem muito agradecidos pelo tempo e esforço dedicado em ajudar”.

Força-tarefa na produção

Além de Helena e Fabiano, o casal de amigos Franciele e Rafael e as cunhadas Kátia e Karine também auxiliam no projeto.

Com a repercussão, outros voluntários foram aparecendo. “O Raphael, por exemplo, nos procurou para oferecer material e acabou ele mesmo costurando vários sacos. A Rosângela está começando a ajudar na costura e muitos outros já doaram dinheiro e se organizaram para recolher material na família ou na vizinhança”.

Para fazer cada unidade são necessários um cobertor de casal, tecido de quatro guarda-chuvas grandes e de um guarda-chuva menor, como uma sombrinha, por exemplo, que servirá para a confecção da sacola de transporte do saco de dormir.

Também é possível comprar o tecido impermeável em metro, o que facilita e acelera muito a produção, explica Helena.

Tudo é confeccionado a partir de doações, tanto de material, como de dinheiro para aquisição dos tecidos e cobertores.

Para o próximo ano, o objetivo é iniciar a produção antes do inverno chegar, assim, quando surgirem os primeiros dias frios, os sacos de dormir já estarão prontos para distribuição.

“Neste inverno a ideia surgiu tarde, o que exigiu muito esforço de todos que participam. Tínhamos pouco tempo para produzir o máximo possível”.

Para quem quiser ajudar

Helena ressalta a vontade de levar o projeto para outros locais, como o Vale do Taquari. “Seria ótimo, tanto para atender aos moradores de rua da região, quanto para aumentar a distribuição em Porto Alegre, onde o número de pessoas vivendo em situação de vulnerabilidade é grande”.

O grupo pretende compartilhar o conhecimento sobre a produção nas redes sociais, para que outros voluntários possam ajudar ou aplicar o projeto em suas cidades.

Para quem quiser ajudar com doações de materiais ou dinheiro, basta entrar em contato por e-mail ou pelas redes sociais do projeto Saco de Dormir Solidário. Curtir e compartilhar o conteúdo também ajuda a trazer visibilidade e levar a iniciativa até outras pessoas, reforça Helena.

Acompanhe
nossas
redes sociais