O que é ser pai?

Opinião

Amanda Cantú

Amanda Cantú

Jornalista

Colunista do caderno Você

O que é ser pai?

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Hoje gostaria de começar a nossa conversa te fazendo uma pergunta. Afinal, o que torna alguém um pai? O que alguém precisa ter ou ser para o considerarmos um pai?

Provavelmente uma das primeiras respostas que você pensou foi “ter um filho”.

Pois bem, se para ser pai, basta ter um filho, por que será que uma marca de cosméticos causou tanto alvoroço e, inclusive, recebeu ameaças de boicote, após anunciar Thammy Miranda como um dos personagens de sua campanha de Dia dos pais?

Tenho a sorte de ter crescido com um pai presente, enquanto tantas outras pessoas, inclusive pessoas próximas a mim, não a tiveram. Meu pai me ensinou muitas coisas. Tudo o que sei sobre carros, o pouco que sei sobre futebol e alguns dos pratos que sei cozinhar. Foi ele quem me ensinou sobre a importância de aprender e debater política, sobre consciência de classe e também sobre o que é ser pai.

Meu pai não é meu pai por compartilharmos o sobrenome ou a genética. Ele é meu pai por ter me ensinado tudo o que citei acima e tantas outras coisas. Meu pai é meu pai porque me criou, me protegeu e me deu condições de ser quem sou hoje.

Todos nós conhecemos o clichê do “pai é quem cria”, então por que ainda é tão difícil aceitar que qualquer pessoa que se entenda como pai e se faça presente no papel de pai é, de fato, um pai

Mais de cinco milhões de brasileiros não possuem registro paterno na certidão de nascimento. O número daqueles que possuem um nome ocupando a lacuna de pai no documento, mas não têm a figura paterna no dia a dia, é bem maior.

Muita gente não tem motivos para celebrar o Dia dos Pais. Se homens não abandonassem seus filhos ou se exercessem a paternidade de forma responsável, a realidade seria bem diferente.

Então antes de apontarmos o dedo para determinar o que é ou não um pai de acordo com nossas crenças pessoais, que tal fazermos valer a tal frase clichê que tanto repetimos? Tammy, assim como tantos outros homens trans, é pai, sim, e merece ser homenageado nesta data, assim como toda pessoa que cumpra tal papel, seja um homem cisgênero (que se identifica com o gênero que lhe foi designado ao nascer) ou transgênero, hétero ou homossexual.

Além disso, ainda acrescentaria um feliz dia dos pais a todas as mães que foram pais na falta de uma figura masculina, e também os avós, tios, irmãos, primos, padrinhos e seja quem for a referência masculina que você tenha na sua vida.

Feliz Dia dos Pais para quem ama, protege e educa.

Feliz Dia dos Pais para quem sabe ser pai.

Acompanhe
nossas
redes sociais