Estado revisa bandeiras e Vale retorna à laranja

Mapa de Risco

Estado revisa bandeiras e Vale retorna à laranja

Na 14ª rodada do Distanciamento Controlado, a região foi a única que apresentou melhores índices do que na semana anterior e é considerado em risco médio de contágio

Por

Atualizado sexta-feira,
07 de Agosto de 2020 às 22:34

Estado revisa bandeiras e Vale retorna à laranja
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O governo estadual atualizou, na tarde dessa sexta-feira, 7, a cor das 21 regiões do Distanciamento Controlado. O Vale do Taquari foi enquadrado em bandeira laranja. A região de Lajeado foi a única que apresentou melhora nos indicadores e retornou para a bandeira laranja.

Nesta rodada, o mapa passa a ter 21 regiões. Desmembrada de Porto Alegre, que já se encontrava há várias semanas sob a classificação de risco alto, a 21ª região covid passou a vigorar na quinta-feira, 6  e reúne os 19 municípios das regiões Carbonífera e Costa Doce da Lagoa dos Patos, recebendo o nome de Guaíba.

Guaíba, inclusive, é uma das 12 classificadas como risco epidemiológico alto na versão preliminar do mapa, ao lado de Capão da Canoa, Palmeira das Missões, Erechim, Pelotas, Bagé e Uruguaiana. As regiões de Novo Hamburgo, Porto Alegre, Canoas, Taquara e Passo Fundo já estavam na bandeira vermelha na 13ª rodada e foram mantidas.

Nesta semana, a região esteve, pela segunda vez, em bandeira vermelha. A classificação é vigente até a meia-noite deste sábado. Com a volta da bandeira laranja, a partir de terça, o comércio pode abrir sem restrições de horário. Os restaurantes poderão funcionar no próximo final de semana e em períodos mais flexíveis.

Modelo de cogestão

Após pressão de entidades do comércio, prefeitos e associações de municípios, as regras da bandeira vermelha foram flexibilizadas. Anteriormente, as lojas só poderiam funcionar em drive-thru e take-away, nas cidades enquadradas em alto risco de contágio.

Nesta semana, os estabelecimentos comerciais puderam abrir de segunda à sábado das 10h às 16h. A decisão quanto às restrições locais passam a ser de responsabilidade dos prefeitos.

A medida está em vigor, no entanto, o Decreto Estadual que oficializa a decisão ainda não foi publicado.

Acompanhe
nossas
redes sociais