Com risco de enchente, Defesa Civil monitora nível do rio Taquari

Novo ciclone

Com risco de enchente, Defesa Civil monitora nível do rio Taquari

Diante de previsão de novo ciclone nesta terça, órgão alerta para elevação do nível do rio, que hoje está em 13,08 metros. A partir de 19,8 metros, famílias precisam ser retiradas de casa

Por

Atualizado segunda-feira,
06 de Julho de 2020 às 16:43

Com risco de enchente, Defesa Civil monitora nível do rio Taquari
Coordenador da Defesa Civil, Heitor Hoppe verifica a situação do rio / Crédito: Mateus Souza
Lajeado

A chegada de um novo ciclone no Sul do país deixa a região em alerta. Há uma preocupação com a provável elevação do nível do rio Taquari em virtude do grande volume de chuva previsto para o estado entre terça e quarta-feira.

Em Lajeado, conforme o coordenador da Defesa Civil, Heitor Hoppe, deve chover em torno de 60 milímetros na terça. Contudo, o volume previsto para a cabeceira do rio Antas, que abastece o rio Taquari maior, entre 70 e 90 milímetros.

“Existe um alerta para amanhã. O rio aqui ainda está numa situação de normalidade. A tendência é subir durante o dia, mas hoje não há uma situação de risco. A preocupação maior é para amanhã. Mas estaremos monitorando de hora em hora e informando a população caso haja algum risco de inundação”, afirma Hoppe.

Entre às 10h de domingo e 10h desta segunda-feira, o nível do rio subiu pouco mais de 50 centímetros em Lajeado, chegando a 13,08, tapando a rampa da área conhecida como Porto dos Bruder.”Para termos de remover famílias, o nível do rio tem que chegar a 19,8 metros”, alerta o coordenador da Defesa Civil.

LEIA TAMBÉM: MetSul alerta para novo ciclone que trará mais chuva ao Vale

Acompanhe
nossas
redes sociais