Governo brasileiro prepara plano contra gafanhotos

Preocupação na fronteira

Governo brasileiro prepara plano contra gafanhotos

Ministério da Agricultura publicou portaria com medidas como o uso de agrotóxicos caso praga chegue no país

Por

Governo brasileiro prepara plano contra gafanhotos
Nuvem de gafanhotos percorreu mais de 100 quilômetros pela Argentina e Paraguai
Estado

Preocupado com o risco da nuvem de gafanhotos entrar em território brasileiro e prejudicar produtores no sul do país, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou, no Diário Oficial da União de hoje (30), portaria que estabelece diretrizes para “Plano de Supressão e medidas emergenciais” a serem aplicadas caso a praga (Schistocerca cancellata) chegue no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo a portaria, caberá ao órgão estadual de defesa agropecuária de cada estado estabelecer o plano de supressão “a partir dos procedimentos gerais de controle estabelecidos pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas.

Entre as medidas previstas está o uso de agrotóxicos. Em anexo, a portaria apresenta tabelas com recomendações de uso e dosagem de inseticidas biológicos à base de Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae, bem como intervalos de aplicação, limites de resíduos e quantidades máximas dos princípios ativos a serem usados no combate à praga.

A portaria prevê também a criação de canais para envio de informações relacionadas à identificação da praga em território brasileiro e monitoramento da praga.

Saiba mais

Nos últimos dias, milhões de gafanhotos invadiram cidades e fazendas de parte da Argentina, formando verdadeiras nuvens de insetos. Embora não representem um risco direto para os seres humanos, os gafanhotos podem causar grandes prejuízos econômicos, devorando plantações em questões de horas.

O fenômeno ganhou destaque internacional quando a nuvem de gafanhotos ameaçou cruzar as fronteiras da Argentina com o Brasil e com o Uruguai. Desde 2015, especialistas argentinos estudam o crescimento acelerado desta população, principalmente da espécie Schistocerca cancellata, também chamada de gafanhoto migratório sul-americano.

INFORMAÇÕES: Agência Brasil

Acompanhe
nossas
redes sociais