A Holanda

Opinião

Hugo Schünemann

Hugo Schünemann

Médico oncologista e diretor técnico do Centro Regional de Oncologia (Cron)

A Holanda

Por

Lajeado

Nunca estive lá. Mas sei algumas coisas. A Holanda, país pequeno da Europa, é o único país do planeta que se construiu. Isso mesmo! A Holanda tem parte de seu território abaixo do nível do mar, pois foi aterrando o oceano e fazendo diques. Além de tamancos e moinhos de vento, eles têm engenheiros. A Holanda foi a criadora da primeira bolsa de valores, lá nas idas de 1600 e eles negociavam… bulbos de papoulas. Isso mesmo. Fortunas se fizeram e se perderam mais ou menos assim. A Holanda, por não ter extensão de terras nem riquezas naturais, se construiu através do comercio, da liberdade e tolerância.

Agora, eles voltaram a surpreender, trazendo uma nova proposta de vida, passada a pandemia da Covid. Isso. Eles propõem uma vida mais simples, onde a compra local seja mais valorizada, onde energia limpa seja a base, onde redistribuição seja tônica, onde a agricultura seja regenerativa, sustentável. Eles propõem reduzir consumo, reduzir viagens, cancelar dividas dos pequenos negócios e de países do que eles chamam de sul global. (para os que acreditam que a terra não é plana).
Enfim, propostas ousadas. Mas alguns pontos bem factíveis.
Os holandeses, ah os holandeses. É possível que estejam certos. É possível que nosso modelo de vida, muito mais que econômico tem que ser mudado, até porque vem dando sinas de exaustão. Nosso modelo atual vende felicidade mas não entrega e nos força, frustrados, a buscar sempre mais. E mais, nos tornando escravos.
É o momento certo para discutir isso. O planeta parou. Os pontos de apoio de nosso mundo, de nossas vidas, não se sustentam mais, mas sobretudo não nos sustentam mais. Um mundo novo. Uma vida nova. Tudo isso, pós-Covid.
Os holandeses, ah os holandeses. Eles estão certos, afinal.

Acompanhe
nossas
redes sociais