No coração de Conventos

Nossos clubes

No coração de Conventos

Localizado em um dos maiores bairros de Lajeado, o Estudiantes se mantém ativo há 50 anos

Por

No coração de Conventos
Em 2019, o time aspirante do Estudiantes conquistou o título inédito do Regional Aslivata - Foto: Ezequiel Neitzke
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Esporte Clube Estudiantes está no coração do Bairro Conventos, em Lajeado. Muito antes da sua fundação, em 1969, um grupo de amigos jogavam em propriedades privadas. Com cerca de 150 associados, a estrutura é muito utilizada por moradores do bairro para a prática de atividades esportivas.

Presidente da equipe, Deoclécio Lussani, o “Neguinho” conta que antigamente o bairro era dividido entre o verde e branco do Juventude, com o vermelho e preto do Estudiantes. Com o passar dos anos, o Juventude foi extinto e a comunidade abraçou o Estudiantes.

As maiores conquistas do time são o título municipal de Lajeado e os Regionais Aslivata nas categorias aspirantes e veterano.

Qual a importância do clube para a comunidade?

Neguinho – É um bairro que cresce muito rápido. Hoje temos somente o Estudiantes como praça de esportes. Então no fim da tarde, várias pessoas vem ao clube para utilizar a sede. Já deixamos os portões abertos para a comunidade usar mesmo. O clube está aí para isso, proporcionar saúde e bem estar para as pessoas. Também aos domingos, quando têm jogos, a comunidade vai cedo aos campos, almoçam com a gente e ficam assistindo futebol. Vem muita gente prestigiar a nossa linda praça.

Quais ações que vocês fazem para deixar o clube em dia?

Neguinho – A gente sempre deixa o clube com a aparência boa. Deixamos sempre a grama cortada, até porque as pessoas usam ele diariamente. Dentro da sociedade também a copa e o salão, sempre estão limpos para o uso. Temos o pensamento até o fim do meu mandato no próximo ano, de cobrir a arquibancada da torcida adversária. No local terá copa e banheiro, tudo bem estruturado. É um sonho antigo do clube, mas isso requer tempo e dinheiro. Como é um clube particular, cada centavo que entra a gente aplica bem.

Quais os eventos que promovem?

Neguinho – Promovemos bailes, festas e até torneios de pênaltis. Temos as programações todos os anos, como os bailes dos casais que é fechado e também a festa dos sócios que é grande. Além disso tem veteranos e master.

O que atrapalha no desenvolvimento dos clubes de Lajeado a falta do municipal?

Neguinho – Olha acho uma lástima não termos o municipal em uma cidade tão grande como é Lajeado. Vemos ao redor os municípios pequenos tendo o futebol e Lajeado não consegue formar um campeonato. Vemos a falta que faz um municipal para as equipes que movimentavam as sedes durante a competição. Não sei o motivo que não sai e certamente seria algo para o nosso presidente da Liga responder. A gente fica aberta os 12 meses do ano. Procuramos participar de todas as competições que podemos. Estamos jogando a Copinha Aslivata e depois o Regional e assim conseguimos segurar toda turma conosco.

Pretendem jogar o Regional neste ano?

Neguinho – A ideia seria de jogar. Em virtude dessa pandemia que está acontecendo, temos que acalmar as coisas e ser muitos seguros nas medidas que precisam ser tomadas, não sabemos o dia do amanhã e quando o futebol vai voltar.

Ano passado foi feito um alto investimento. Pretendem manter o mesmo nível nesta temporada?

Neguinho – Na verdade vamos reformular todo o elenco. Não vamos bater na tecla que não deu certo. Se tivesse dado certo íamos seguir o projeto. Como não deu, vamos mudar. Mas temos que ver primeiro se a competição vai sair. Com certeza vamos ocupar mais o pessoal da casa. Almejamos o título, mas queremos mesmo participar e os resultados são consequências do nosso trabalho. Todo ano o Regional tem uma surpresa e o futebol é bonito por causa disso.

Acompanhe
nossas
redes sociais