Futebol Americano: Bulldogs representa os Vales no Brasil

Esporte

Futebol Americano: Bulldogs representa os Vales no Brasil

Equipe de Venâncio Aires têm atletas de diversas cidades dos Vales do Taquari e Rio Pardo

Por

Futebol Americano: Bulldogs representa os Vales no Brasil
Treinamentos ocorrem sempre aos sábados, em diversos campos de Venâncio Aires. Créditos: Divulgação
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Brasil é conhecido por ser o país do futebol. O esporte é praticado em tudo que é lugar, mas outras modalidades vem ganhando destaques e adeptos. Uma delas é o futebol americano. O Bulldogs F.A, de Venâncio Aires, é o representante dos Vales nos campeonatos no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Atleta da equipe e um dos diretores, Eduardo Sperb comenta que o esporte ainda é amador no Vale do Taquari e que a grande dificuldade é para reunir atletas. Ele dá o exemplo que muitas pessoas vem para o treino e já quer sair jogando, mas na verdade precisa de alguns meses de treinamento. “O futebol americano é diferente do futebol que as pessoas aprendem desde criança. Falta o pessoal querer entender o jogo. A grande dificuldade é essa, gostar de algo que tu não conhece.”

Outra grande dificuldade apontada por Sperb é a questão financeira. A maioria dos equipamentos são importados do exterior, além dos jogadores terem que arcar com uniforme, material de jogo e viagens. “Como todo esporte amador no inicio, tudo é muito complicador, muitos nem conhecem o esporte, temos que ir batalhando um passo de cada vez. Temos que ir mostrando, apresentando o esporte para a comunidade e provar que é apaixonante como outras modalidades.”

Biotipo para jogar

O atleta relata que não existe um biotipo específico para jogar. Para a pessoa atuar, basta ter vontade. “O pessoal tem as vezes a ideia que para jogar futebol americano tem que ser gordo, mas não é isso. O mais importante é ter vontade e querer jogar. O resto vem com o tempo.”

Para integrar a equipe

Sperb comenta que quem tiver interesse em participar da equipe pode entrar em contato com o Buldogs pelo site, facebook e instagram da equipe. Em virtude da pandemia do coronavírus, os treinamentos estão suspensos, mas quando retornar, eles serão feitos no Estádio Edmundo Feix, em Venâncio Aires. “Quem tiver interesse não precisa ter experiência, nós ensinamos e preparamos o atleta para o jogo.”

Treinamentos

Sem jogos em virtude da pandemia do coronavírus, Sperb comenta que os treinamentos estão sendo individuais voltados para atividades físicas. Além disso são repassados vídeos para os atletas estudarem a parte teórica. “A principal orientação que passamos para os atletas é para eles manterem o cuidado e manter as orientações gerais de saúde.”

Conheça a equipe

A história do Bulldogs F.A. remonta ao ano de 2004 na cidade de Santa Cruz do Sul, quando se deu origem à existência do Santa Cruz do Sul Bulldogs. Uma das primeiras equipes a fomentar a prática do Futebol Americano no país, quando a modalidade ainda era muito pouco difundida. No entanto, em 2007 a equipe viria a interromper as suas atividades, em razão do surgimento de nova equipe e insuficiência de atletas para manter as atividades.

Em alguns anos depois foi o momento da renascença dos ideais da equipe, sob a denominação de Bulldogs F.A. e a centralização de suas atividades no município de Venâncio Aires em 2015, em um cenário esportivo totalmente renovado.

Segundo Sperb, os primeiros treinamentos foram em maio de 2015 e o primeiro jogo amistoso ocorreu somente em dezembro. “É algo que o pessoal não está acostumado que é treinar bastante e jogar pouco.”

Sperb comenta que para remontar a equipe foi reunido atletas de outras modalidades esportivas. “Tivemos que começar do 0 sem ninguém conhecer. Jogamos o Gaúcho em 2016, foi muito difícil, apanhamos bastante. Era uma equipe inexperiente.”

Conquistas

Em sua breve trajetória o Bulldogs F.A. obteve resultados de expressão ao conquistar o terceiro colocado na I Copa RS em 2016 e ao conquistar, de maneira invicta, a II Copa RS em 2017.

Em 2018 o Bulldogs F.A. ingressou na disputa da Copa Sul de Futebol Americano, pela primeira vez em um campeonato interestadual, almejando não somente o título da competição, mas também garantir participação na Liga Nacional de Futebol Americano.

Acompanhe
nossas
redes sociais