Apenas 14,9% dos municípios enviam materiais online para alunos da rede pública

Entrevista

Apenas 14,9% dos municípios enviam materiais online para alunos da rede pública

Dados foram apresentados por prefeito de Taquari e vice-presidente da Famurs

Por

Apenas 14,9% dos municípios enviam materiais online para alunos da rede pública
Prefeito de Taquari foi o entrevistado no A Hora Bom Dia deste sábado / Crédito: Mateus Souza
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O prefeito de Taquari e vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Emanuel Hassen de Jesus (Maneco), foi o convidado da manhã deste sábado, 16, do programa A Hora Bom Dia.

Um dos principais assuntos abordados por Maneco foi a preocupação quanto a suspensão das aulas na rede pública de ensino. A Famurs realizou um levantamento através de sua área técnica de educação, para verificar como está a realidade de alunos, professores, pais e das comunidades onde as escolas estão inseridas.

O dado mais preocupante é que apenas 14,9% dos municípios estão conseguindo enviar materiais e atividades aos alunos através da internet. “É algo que imaginávamos que estava difundido entre nós. Mas, na prática, se constata que há inviabilidade no envio destes materiais”, comenta, citando o exemplo de Taquari.

“Uma parcela dos alunos da rede pública não dispõe de internet e grande parte sequer tem computador em casa, tendo que fazer atividades pelo celular. Isso cria uma relação de desigualdade entre alunos. Lá, organizamos um caderno de exercícios conforme as séries e turmas e levamos nas escolas das comunidades onde as famílias residem”, avalia.

Maneco também acredita que as aulas não serão retomadas em junho, como projetava inicialmente o governo do estado, e espera uma retomada em conjunto das redes pública e privada. “A Famurs participa deste debate e estamos trabalhando para que, quando ocorrer o retorno, seja para todos, para não causar um desgaste no sistema de ensino”, afirma.

Saída da bandeira vermelha

Outro assunto abordado por Maneco foi a classificação de bandeira vermelha ao Vale do Taquari, imposta há duas semanas pelo governo gaúcho e que pode mudar na nova revisão, que ocorre neste sábado.

“Esperamos que ocorra a mudança para a bandeira laranja. A partir daí, vamos trabalhar para conseguir manter todos os índices sem descuidar da proteção das pessoas e da atividade econômica”, projeta Maneco, que esperava uma maior preocupação do governo quanto a situação da região. “O estado poderia ter essa ação preventiva com a gente, vindo até nós e falar que estávamos mal nestes índices”.

 

Posse na presidência

Maneco será o segundo prefeito na história do Vale do Taquari a assumir a presidência da Famurs. O primeiro foi Humberto José Chittó, de Muçum, que comandou a entidade entre 1989 e 1991.

Conforme o gestor de Taquari, a posse deve ocorrer entre junho e julho, em uma cerimônia virtual, devido às medidas de isolamento social, que restringem aglomerações.

Acompanhe
nossas
redes sociais