Tempos difíceis para o futebol

Opinião

Caetano Pretto

Caetano Pretto

Jornalista

Colunista esportivo.

Tempos difíceis para o futebol

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Na semana em que o Brasil se aproxima das dez mil mortes por coronavírus, Inter e Grêmio viram notícia ao serem os primeiros clubes grandes do país que retornam aos trabalhos. Um retorno precipitado. Um retorno que tem tudo para se provar errado. Viralizaram as fotos dos jogadores colorados sendo recebidos por profissionais da saúde trajados dos pés à cabeça. É com este cenário que os dois principais clubes do estado querem retornar aos gramados. Jogadores sentem medo, zelam por suas famílias. Sem contar os milhares de profissionais que são afetados direta e indiretamente com o possível retorno do futebol.

A FGF tenta negociar com o governo do estado a melhor forma de seguir com o Gauchão. Insiste que o campeonato precisa ser terminado e apresenta medidas e protocolos que mais parecem uma ilusão. Times do interior não possuem dinheiro nem para bancar os testes de Covid-19 para seus jogadores.

Do Internacional veio a pior notícia da semana. Corte de 30% nas despesas. Cerca de 50 funcionários demitidos ontem. Funcionários que recebiam remunerações infinitamente menores do que a dos atletas. E que agora estão desamparados. A culpa não é dos jogadores, a culpa não é dos funcionários, a culpa nem tão pouco é apenas da pandemia. A decisão de demitir tantos funcionários é da mesma equipe diretiva que escolhe comprar jogadores desnecessários, pagar fortunas para atletas que não dão retorno, e comete tantos outros erros.

Desta vez foi o Internacional. Na semana passada foi o Flamengo, o Corinthians. Talvez na próxima semana seja o Santos ou o Grêmio, ou qualquer outra equipe. Só espero que os tempos difíceis vividos no futebol hoje sirvam de exemplo e aprendizado para que os mesmos erros cometidos no passado, não sejam cometidos no futuro.


Campeonato alemão perto do retorno

O fã de futebol que quer a volta do seu esporte favorito pode ficar feliz. Ontem a Liga Alemã de Futebol anunciou que as duas primeiras divisões da Bundesliga irão retornar ainda em maio. O Campeonato Alemão se torna assim o primeiro dos considerados grandes campeonatos europeus a confirmar o seu retorno.

Para que a bola volte a rolar, a Alemanha obrigou que todos os jogadores das duas divisões fossem testados para a Covid-19. De mais de 1.700 atletas, apenas dez testaram positivo e já estão respeitando as ordens restritivas de isolamento. A bola deve voltar a rolar no país entre os dias 15 e 22 de maio.

Acompanhe
nossas
redes sociais