Encontros virtuais reúnem jovens do Geração Futura

Conteúdo Patrocinado

Encontros virtuais reúnem jovens do Geração Futura

Ação promovida pela Dale Carnegie orienta adolescentes a superar as dificuldades do isolamento social

Apresentado por

A pandemia de coronavírus mudou o cotidiano de pessoas de todas as idades. Diante da recomendação de isolamento social, todos se deparam com a necessidade de rever hábitos, criar novas rotinas e encarar as dificuldades.

Para os adolescentes, a situação é ainda mais desafiadora. Em casa, eles precisam se organizar para assistir aulas à distância, entregar tarefas e se preparar para as provas de vestibulares e Enem. Além disso tudo, ainda precisam lidar com a distância dos colegas e a redução dos momentos de lazer entre amigos.

Pensando nessa realidade, a Dale Carnegie promoveu dois encontros virtuais com adolescentes que participaram do Geração Futura em todo o Estado. Mais de 50 jovens integraram as reuniões, que também tiveram a presença dos instrutores do Geração Futura.

Conforme a trainer da Dale Carnegie, Beatriz Vieira a ideia surgiu como uma inovação frente à pandemia, com a união de jovens de diferentes regiões para abordar temas como o controle de stress, organização, relações familiares e procrastinação.

“Foi uma experiencia on-line que nos permitiu fazer atividades exclusivas para os adolescentes, de forma a incentivar o protagonismo e a troca de experiência entre eles”, afirma. Uma das participantes do encontro foi a estudante Ana Lúcia Dick Lopes, de Santa Cruz do Sul. Segundo ela, encontro foi uma novidade muito positiva diante da rotina alterada.

“Interagimos com pessoas de outras cidades e idades. Assim, conseguimos ver os diferentes pontos de vista de cada um, pensar fora da caixa e achar uma solução para o que estamos vivendo”, ressalta. Ana afirma que os encontros aproximam jovens com anseios semelhantes e ajudam sair da zona de conforto, de forma a buscar seus objetivos mesmo diante das dificuldades.

“As ferramentas da Dale Carnegie são fundamentais para cumprimos as metas e nos adaptarmos a essa situação”, acredita.

Para Camile Kanitz, de 14 anos, os encontros ajudam a refletir melhor sobre o momento e não ficar alienado com a enxurrada de informações sobre a pandemia. Natural de Três passos, ela afirma que a interação com outros jovens ajuda a perceber outras maneiras de encarar as dificuldades e organizar melhor as tarefas para alcançar seus objetivos pessoais.

Moradora de Santa Maria, Eduarda Vaz, de 14 anos, afirma que todos os jovens que participam dos encontros virtuais enfrentam problemas em comum quanto ao isolamento. “Nos sentimos ansiosos e conversar com outras pessoas, de outros lugares, ajuda a entender melhor esse momento.”

Segundo ela, dessa forma os jovens recebem o apoio, energia e a motivação necessária para fazer as tarefas necessárias. “Quem vai definir o nosso futuro somos nós. Não podemos perder o foco ou a vontade de fazer as coisas.”

Orientação e motivação

Além dos jovens, os encontros on-line tem a orientação dos instrutores regionais da Dale Carnegie. Trainer da região de Três Passos, Sônia Kuhn afirmam que uma das principais virtudes da iniciativa é motivar os participantes.

“O problema hoje pertence a todos nós e quanto melhor tivermos preparados para enfrentar as adversidades, mais fácil será”, ressalta. Segundo ela, hoje existem ferramentas tecnológicas que ajudam a manter a rotina de estudos, mas é preciso ainda mais organização e esforço para manter o desempenho.

De acordo com Rafaela Galvão, trainer da região de Santa Maria, o propósito da Dale Carnegie é proporcionar experiências de transformação, tanto para o jovem quanto para os adultos. “Trazer esta experiência no on-line nesse momento em que eles estão confinados, é fundamental.”

Conforme Rafaela, se mesmo adultos ficam com o psicológico abalado diante do confinamento, a situação é ainda mais difícil para adolescentes que precisam equalizar as questões da família e da escola. “Trabalhamos como tratar a questão emocional e ferramentas para motivar, tirar da zona de conforto e preguiça.”

Os resultados dos encontros on-line, diz Rafaela, é a consciência do que precisa ser feito para continuar trilhando os caminhos rumo aos objetivos traçados. A intenção da Dale Carnegie com a proposta é de apoiar não apenas o jovem, mas as famílias como um todo.

Geração Futura

O treinamento do Geração Futura visa tornar o jovem protagonista de seu futuro e construir uma visão empreendedora. Por meio dele, são desenvolvidas ferramentas auxiliam nas relações com os pais, na escola e com os amigos.

O programa também oferece ferramentas de comunicação, para que os alunos possam expressar suas ideias com clareza e também entender a importância da escuta. Além disso, ainda trabalha habilidades de gestão emocional para que possam enfrentar os desafios da juventude e tomar decisões voltadas para o futuro.