O Santo e a Santa

Opinião

Fernando Weiss

Fernando Weiss

Diretor de Mercado e Estratégia do Grupo A Hora

Coluna aborda política e cotidiano sob um olhar crítico e abrangente

O Santo e a Santa

Por

Atualizado segunda-feira,
09 de Março de 2020 às 11:05

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em Encantado, o que muitos duvidavam começa a virar realidade. A construção da

estátua de Cristo, no Morro das Antenas, já supera 30 metros de altura. Trata-se do mais alto monumento de Jesus em todo o país. Inclusive, já tem data prevista para a inauguração: 19 de dezembro. E tem algo a invulgar nesta empreitada projetada para alcançar 43 metros: será feito integralmente por dinheiro privado, arrecadado por doações de pessoas físicas ou jurídicas. O valor previsto para aplicar na obra é de R$ 1,6 milhão, sendo que até aqui, o arrecadado beira R$ 400 mil.

Em Santa Clara do Sul, voltou ao debate a construção de uma santa no morro dos Marder, próximo ao centro da cidade. O desejo de construir uma estátua de Santa Clara no referido local é antigo. O primeiro projeto surgiu por volta de 2011. Na época, foi desapropriada a área, sem dar andamento a obra em si.

Dessa vez, com o município orientado para a produção orgânica e ao estímulo de empreendimentos turísticos, o projeto deve sair do papel, inclusive foi assunto dessa semana no Conselho do Desenvolvimento. O prefeito Paulo Kohlrausch vai para Brasília no próximo dia 16 para buscar recursos do Ministério do Turismo e viabilizar a obra. Entre os detalhes, consta que para chegar ao monumento da Santa, haverá 650 degraus de escada, o que por si só, será grande atração.


Orgânicos para pets

Na esteira de estimular produção e consumo de orgânicos, Santa Clara do Sul terá uma fábrica de rações orgânicos para cães e gatos. O empreendimento já está em atividade e fez os primeiros testes de produção de biscoitos e rações feitos com matéria prima ecológica, oriunda de produtores locais que plantam legumes, verduras e frutas sem utilização de agrotóxicos. Para iniciar oficialmente a produção, a indústria aguarda apenas a documentação do Ministério da Agricultura para ser legalizada. Não restam dúvidas da demanda de mercado existente neste segmento. O empreendedor é de Porto Alegre, mas tem raízes no Vale do Taquari.

 


Exemplo de Estrela ao país

É compreensível a inquietação dos moradores estrelenses próximos ao empreendimento da Folhito. Ninguém se sente confortável com mau cheiro e a própria empresa diz e rediz que resolverá a situação. Sem entrar nestes pormenores, estamos diante de um dos mais significativos investimentos em biogás do país. Em síntese, a empresa industrializa resíduo que em outros épocas e lugares se perdia no ambiente, seja nos rios, nos matos ou lavouras.

Resolver a questão do cheiro é primordial, mas é necessário uma dose de cautela da sociedade e perceber o tamanho do benefício do empreendimento, sob pena de avançar para um senso comum que não nos conduz a lugar nenhum.


Aumento questionável. No mínimo

O parlamento lajeadense vota, nas próximas semanas, o aumento salarial de 4,2% para todo funcionalismo público. São dois projetos: uma para os servidores e outros para os agentes políticos, incluindo os próprios vereadores.

Sabe-se que se trata de prática anual costumeira, ainda assim, os legisladores poderiam ser sensíveis a situação econômica e excluir o próprio aumento da lista. Sempre é bom reiterar: ser vereador não é – ou não deveria ser – profissão. Mas, infelizmente os parlamentos foram se institucionalizando país afora e hoje estão aparelhados com estrutura e custo que muito mais alimentam os currais eleitorais do que propriamente a função que cabe ao Legislativo.

A propósito: em Estrela, os vereadores rejeitaram o projeto que previa o aumento aos agentes políticos.


Enquanto isso
Em Santa Clara do Sul, o vice-prefeito em exercício, Fabiano Immich negou o pedido dos servidores da secretaria de Obras, que pediam redução da jornada de trabalho de 44 para 40h semanais.

 


8 de Março

Domingo, 8 de março, é dia das Romis, das Martas e das Lauras. Mas segunda, terça, quarta … também é. Todo dia é Dia da Mulher. Parabéns a todas e que sigam, paripassu, ocupando o espaço que sempre foi de vocês.


Dois Planos

Enfim, Lajeado caminha para ter um crescimento ordenado. Dois Planos – o Diretor e o da Mobilidade Urbana – estão em vias avançadas de implementação. As duas políticas públicas são fundamentais para nortear o crescimento de uma cidade, ainda mais, quando esta se projeta para ser inteligente. Se aprovar ambos os planos ainda este ano, estaremos diante de um feito histórico.

Acompanhe
nossas
redes sociais