Cidades Inteligentes, estamos perto disso?

opinião

Albano Mayer

Albano Mayer

Consultor executivo e articulador do Pro_Move Lajeado

Assuntos e temas do cotidiano

Cidades Inteligentes, estamos perto disso?

Por

Brasil

No dia 28 de março, o Movimento Pro_Move Lajeado completará o seu primeiro ano. Sendo um de seus articuladores e um curioso sobre o tema, me questionei se estamos indo no caminho certo. Depois de uma viagem de férias, me deparei com a seguinte pergunta: estamos preparando Lajeado para ser uma cidade inteligente?

Pois bem, isso fez com que eu fosse estudar e entender este conceito, achei uma explicação que gostei, de Renata Paola Damieri: “Uma cidade inteligente tem uma área geográfica bem definida, as tecnologias cooperam para criar benefícios para os cidadãos. É governada por um conjunto de objetivos bem definidos, que identificam as regras e políticas para o governo da cidade e seu desenvolvimento”.

Ainda curioso com o tema, segui na minha pesquisa, encontrei um instituto espanhol que define as 10 dimensões que indicam o nível de inteligência de uma cidade: governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, meio-ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e a economia.

Agora já podemos voltar a pergunta inicial e tentar identificar a resposta. No caminho percorrido pelo Pro_Move no ano de 2019, unimos forças da sociedade e definimos um objetivo: “Transformar Lajeado em uma cidade inovadora, ampliando a qualidade de vida e o conhecimento dos seus cidadãos”, este objetivo está muito alinhado ao conceito de cidades inteligentes.

Somos naturalmente críticos, nem sempre percebemos as boas coisas que estão acontecendo na nossa volta, mas proponho uma reflexão sobre as 10 dimensões, estamos atendendo estas de forma integral ou parcial? Vou comentar 2 destas, para que possamos perceber o nosso desenvolvimento. Temos um plano diretor em fase de votação na Câmara de Vereadores, o que é muito positivo, pois atualiza as necessidades de planejamento urbano da nossa cidade.

Lajeado conta com uma boa educação, e especialmente com a UNIVATES, uma grande formadora de capital humano, de reconhecimento nacional, que pelo seu compromisso com o desenvolvimento profissional busca constantemente a atualização e a inovação. Além, disso é responsável pelo Parque Tecnológico – Tecnovates, uma referência em pesquisa aplicada e no aprimoramento das empresas locais.

Neste artigo não conseguirei comentar as outras 8 dimensões, um tema que voltaremos a falar, mas quero deixar uma reflexão: eu já percebi que estamos no caminho? E você o que percebeu? Já estás participando do Pro_Move Lajeado?