Vacinação contra o sarampo está abaixo da média entre adultos

Lajeado

Vacinação contra o sarampo está abaixo da média entre adultos

Campanha especial realizada no sábado vacinou 120 pessoas, em Lajeado. Doses seguem disponíveis nas unidades básicas de saúde

Por

Vacinação contra o sarampo está abaixo da média entre adultos
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O município de Lajeado promoveu no sábado, o Dia D da vacinação contra o sarampo. Cerca de 120 pessoas da faixa etária de 20 a 29 anos buscaram as unidades básicas de saúde para imunização. Outras vacinas de rotina também foram disponibilizadas na ação.
A campanha nacional teve fim no sábado, porém a vacina segue disponível em todos os postos de saúde. Conforme a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, o esquema de imunização varia conforme faixa etária. Ela explica que menores de 29 precisam duas doses, já pessoas de 30 a 49 anos necessitam apenas de uma dose. “Completado esta sequência de vacinas não é preciso repetir”, completa.
De acordo com Juliana, a campanha atingiu as metas de vacinação em crianças menores de 5 anos. Para adultos, a busca foi inferior ao necessário. “Temos uma cobertura estimada de apenas 60% da população adulta, sendo o necessário minimamente 95%”, diz a coordenadora epidemiológica.
A vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo por ser uma doença viral e transmitida por meio da respiração. Juliana explica que a pessoa pode transmitir a doença mesmo antes de apresentar os sintomas. “Ela é altamente contagiosa”, finaliza.

Confira os principais sintomas:

– Febre alta
– Manchas vermelhas no corpo
– Sintomas semelhantes a gripe
– Tosse
– Conjuntivite

Acompanhe
nossas
redes sociais