Oficina de bonecas Abayomi marca Dia da Consciência Negra

Estrela

Oficina de bonecas Abayomi marca Dia da Consciência Negra

Atividade ocorreu nessa quarta-feira no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, em Estrela

Por

Oficina de bonecas Abayomi marca Dia da Consciência Negra

Uma oficina de confecção das bonecas Abayomi foi realizada na tarde dessa quarta-feira, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, em Estrela. No Dia da Consciência Negra, que faz referência à data da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares que lutou para preservar o modo de vida e que conseguiram a libertação da escravidão, crianças de escolas do município aprenderam a fazer as bonecas símbolo das maiores etnias do continente africano.
As bonecas, conforme conta a professora e turismóloga Adriana da Silva Vidal, que ministrou a oficina, eram feitas pelas mães para seus filhos quando os escravos eram trazidos de navio para o Brasil. “As crianças ficavam tristes e impacientes, e as mães tiveram a ideia de, usando retalhos de seus vestidos, confeccionar bonecas para acalentar as crianças”, diz. Elas são feitas sem costura, apenas com nós ou tranças. De acordo com Adriana, quando chegavam no Brasil as famílias eram separadas e as mães pediam aos filhos que escondessem as bonecas, o que era uma forma de continuarem juntas e serviam também como amuleto de proteção. “A mãe, quando entregava uma boneca, estava oferecendo o melhor de si”, relata Adriana.
A professora ressalta ainda que esta era também uma forma de identificar as famílias e suas tribos. Depois que os escravos ganhavam a liberdade, eles buscavam familiares ou membros das aldeias de onde tinham vindo por meio do tecido usado nas bonecas. Para Adriana, a oficina, realizada no dia que marca a luta pela preservação do modo de vida dos negros, é a possibilidade de mostrar às novas gerações a força deste povo, que mesmo diante das dificuldades não perdia a doçura e a esperança. “O intuito de confeccionar as bonecas é oferecê-las para outras pessoas: estou dando o melhor de mim”, enfatiza.

Acompanhe
nossas
redes sociais