Municípios celebram a Semana da Consciência Negra

Vale do Taquari

Municípios celebram a Semana da Consciência Negra

Série de atividades está programada para ocorrer até o dia 25 de novembro em Lajeado e Teutônia

Por

Municípios celebram a Semana da Consciência Negra

Na próxima quarta-feira, 20, é comemorado no país o Dia da Consciência Negra. Para marcar a data, o Colégio Estadual Castelo Branco promoverá uma noite cultural, com mesa temática e apresentações artísticas que evidenciam a cultura afro, além de promover discussões sobre a posição do negro na sociedade.
A iniciativa é da escola, em parceria com a empresa Gilson Anjos Consultoria e Formações Educacionais, e o Instituto África América (IAFRA). Ela atende a obrigatoriedade da inclusão da história e cultura afro brasileira nos currículos da educação básica em todo o território nacional.
Também possibilita à comunidade local uma reflexão sobre as relações interpessoais no que diz respeito às relações étnico-raciais. “Será um evento aberto para a comunidade com um duplo princípio. Teremos debates sobre o sincretismo religioso, trazendo um umbandista e um representante do candomblé”, explica Gilson Anjos, um dos organizadores.
Professor de história e militante da causa afro, Anjos também destaca a presença da professora Irlanda Gomes. Natural de Westfália, ela nasceu em uma família negra e cresceu numa comunidade com forte influência da imigração alemã. “Ela possui um trabalho bem importante relacionado a autoestima do povo negro”, comenta Anjos.
Além da mesa de debates, as apresentações artísticas também serão voltadas para a valorização da cultura afro, com a presença do músico Régis Silva.

12_AHORARodas e oficinas

Governo municipal, Quilombolas Unidos de Lajeado, Centro de Cultura Afro-brasileiro e o Grupo Internacional de Capoeira Oxósse organizam, desde o dia 13, uma série de atividades no 2° Quizomba.
Nesse fim de semana destaque para campeonato regional de capoeira, declamação de poesias e apresentações artísticas. O evento foi realizado no Parque dos Dick e contou com a presença de centenas de pessoas.
A programação do Quizomba segue até o dia 25 de novembro com roda de conversa e oficinas na Casa da Cultura (veja no quadro fechado).

Em Teutônia, entidade propõe cota em concursos

O Centro Cultural Zumbi dos Palmares programa para sábado, dia 23, coquetel e palestra alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra. Evento deve reunir cerca de 60 pessoas na Câmara de Vereadores.
Para palestrar foram convidados o escritor e secretário de Educação de Cristal, Everton Gaide, e a produtora cultural Sanny Figueiredo. Atividade inicia às 9h e devem se estender até o meio-dia.
Conforme o presidente Fernando Fernandes, as palestras devem abordar temas como o papel do negro na colonização brasileira e o cenário atual dos movimentos negros em busca de direitos. “Conseguimos avanços como as cotas nas universidades e marcação de áreas quilombolas, mas percebemos que essa conquistas estão sendo ameaçadas”, acredita.
Durante o evento também deverá ser levada a discussão uma proposta de Fernandes para cota de 10% aos negros nas vagas ofertadas por concurso público em Teutônia. “É difícil ver negros em cargos de gestão e liderança. Temos que criar mecanismos para incentivar isso”, defende.
A proposta também será apresentada por Fernandes na sessão do Legislativo de hoje, 19, quando ele abordará na tribuna a semana da Consciência Negra.

Acompanhe
nossas
redes sociais