As siglas incomodam

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

As siglas incomodam

Por

Privadas ou públicas, duas siglas estão incomodando boa parte da população do Vale do Taquari. A concessionária RGE, responsável pelo abastecimento de energia em diversas cidades da região, e a empresa pública EGR, detentora do contrato de cobrança e manutenção da ERS-130 e da ERS-129 possuem as mesmas letras. Muda apenas a ordem da vogal e das consoantes. O que não muda são as recorrentes reclamações acerca dos respectivos serviços prestados ao contribuinte.
Sobre a EGR, as reclamações são debatidas a “full”, especialmente a partir do mês de setembro, quando o Ministério Público ajuizou ação e a Justiça determinou a suspensão da cobrança na Praça de Encantado – também está em análise o fim da cobrança em Cruzeiro do Sul. Já sobre a RGE, os debates haviam esfriado desde que uma comitiva de prefeitos e secretários foi até o Procon/RS, em fevereiro, para cobrar medidas mais incisivas contra os recorrentes problemas no abastecimento de energia.
Porém, nos últimos dias, o debate sobre a energia elétrica no Vale do Taquari voltou à mesa dos prefeitos. Junto com os fortes e derradeiros temporais que assolaram a região em outubro e agora em novembro, vieram os velhos problemas. Quedas de postes, quedas de galhos sobre a rede, interrupções de abastecimento em comunidades mais distantes da área central, demora no restabelecimento da luz nestes pontos, e equipes aparentemente insuficientes para atender toda a demanda de queixas e ocorrências.
Nesta semana, o drama retornou com tudo. Matéria do colega Matheus Chaparini – publicada na edição de terça-feira – mostrou uma família de agricultores de Travesseiro que, além do risco de perder mais de 100 litros de leite, correm o risco de ver a insulina – medicamento que precisa ficar refrigerado – estragar. É apenas um caso entre outras centenas de dramas registrados no interior do Vale do Taquari, e cuja solução ainda parece muito distante. Tal como o imbróglio entre MP, Justiça e EGR.


2019 11 06_DIVULGAÇÃO coluna Martini_FOTO camara encantadoSemana da Câmara

Com a palestra de Marciano Buffon, “Reforma Tributária, dos sonhos à realidade”, e lançamento do livro “Tributação, Desigualdade e Mudanças Climáticas”, iniciou na segunda-feira (FOTO) a 23ª Semana da Câmara em Encantado. Ontem foi lançado o documentário “Memória Viva”, sobre a história política da cidade, e posteriormente houve a premiação dos alunos vencedores do projeto Democracia na Escola. Já nesta quinta-feira haverá homenagens aos 80 anos da ACIE, aos 50 anos da CDL e aos 51 anos do Turatti Tur Hotel.


 

Tribunal de Contas

A Câmara de Estrela recebeu parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) referente ao exercício 2017 do Executivo. As contas do prefeito Carlos Rafael Mallmann (MDB) receberam parecer favorável. A decisão foi unânime entre os conselheiros do TCE.


Eleição do DCE

Quatro chapas estão inscritas para as eleições do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Univates. Os candidatos a presidente são Guilherme Engster, Lucas Vieira, Bruno Mallmann Cavalheiro e Enzo Vinicius Souza Santana. O atual presidente é o Assessor Parlamentar do PT, Lucas Ahne.


Vuaden no PP

Conforme antecipamos no dia 10 de setembro, o ex-prefeito de Roca Sales, Nélio Vuaden, de fato decidiu ingressar no Partido Progressista (PP). Há dois meses ele anunciou a saída do PSDB em função de discordâncias com outras frentes da sigla em âmbito regional e estadual. Em 2020, ele deve ser o candidato do PP para concorrer a prefeito na cidade.


2019 11 06_DIVULGAÇÃO coluna Martini_FOTO nova câmaraSede da Câmara

A presidente da Câmara de Lajeado, Neca Dalmoro (PDT), não precisa se preocupar. Este é um jornal sério! Quando erramos, corrigimos. Sobre a possível nova sede, e diferentemente da informação publicada ontem, Neca não participou da primeira visita aos prédios da rua Emílio Conrad. Devido a um problema de saúde, ela não conseguiu ir. A comitiva foi formada pelo vereador Nilson do Arte; a Diretora Geral, Claudia Ely; a assessora da presidente, Jurema Marques, e a assessora de imprensa, Carolina Gasparotto. Todos foram recepcionados pelo empresário Fabrício Zart e o sócio proprietário da imobiliária responsável, Cristiano Jacques.


Ranzi ou Márcia

O MDB de Lajeado, em reunião na segunda-feira, “definiu” como pré-candidatos o vereador Carlos Ranzi e a Delegada. Mas nada é certo na política, garante uma fonte do alto escalão do diretório. “Se não tiverem outros partidos entrando na coligação, está definido a candidatura própria”.

Acompanhe
nossas
redes sociais