Geração Granta

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Geração Granta

Por

Rosane Cardoso livroA escritora da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) e professora da Univates e Unisc Rosane Maria Cardoso, com Rafael Eisinger Guimarães, Fabiana Quatrin Piccinin e Luana Teixeira Porto são os autores do livro “Violência, Cotidiano e História Mínima”. A obra é composta por artigos de pesquisadores que discutem qual é, afinal, a configuração do chamado cânone literário na contemporaneidade. Os textos analisam o cenário estabelecido pela Granta, revista que, desde 1889, vem definindo os contornos do cenário literário nacional e internacional.
– A publicação é da Editora CRV, com sede em Curitiba/PR, dedicada em publicar conteúdos científicos de pesquisadores e doutores de todo o mundo.
– O livro ainda não tem data de lançamento.


 

IHGVT

O Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari (IHGVT) e a Univates promovem o 2º Fórum Sul-Brasileiro de Institutos Históricos e o 6º Encontro de Institutos Históricos e Geográficos do Rio Grande do Sul nos dias 26 e 27 de setembro no auditório do Prédio 9 da Univates. A abertura será às 14h do dia 26, seguido de lançamento de livros. O destaque para a palestra “Construindo uma metodologia de pesquisa diante do desconhecido – O golpe da Reforma Agrária”, com Gert Schinke, será às 16h30min do dia 27.
As inscrições são gratuitas: https://www.univates.br/sistema/inscricoes/processo-3235


Fotografias

Lucas Wend 0919No Espaço Arte 7 da Univates vai até dia 23 de setembro a exposição fotográfica do jornalista e fotógrafo Lucas George Wendt. A mostra apresenta 15 imagens dos vales e montanhas do Vale do Taquari. Paisagens lindíssimas. “O convite é à reflexão, por meio das imagens, recortes ínfimos do tempo, sobre o lugar em que estamos, o contexto em que habitamos e aquilo que nos cerca e que, na maior parte do tempo, ignoramos”, observa o jornalista.
 
 


Sapato de Pau

O município de Westfália realizou evento inédito dia 4 de setembro, com o lançamento do Dicionário da Língua Westfaliana Brasileira , identificada como Sapato de Pau. A obra com mais de 6 mil palavras traduzidas para o alemão e o português foi elaborada pelo pesquisador Lucildo Ahlert com o apoio dos integrantes do Grupo Amigos do Sapato de Pau. É um livro para ter, consultar e escrever, para manter o idioma, que é falado somente no quadrante Sapato de Pau formado pelos municípios de Westfália, Teutônia, Imigrante e Colinas.
– O lançamento teve todos os requintes da apresentação de grandes obras: a presença da Secretária Estadual da Cultura Beatriz Araújo, o Consul da Alemanha Michael Serra, a Academia Literária do Vale do Taquari, o prefeito Otávio Landmeier e um grande público.


Semana Farroupilha

Sexta-feira, às 19h ocorre a abertura oficial com recepção da Chama Crioula da 1ª Semana Crioula de Lajeado no acampamento farroupilha no Parque dos Dick. O evento tem como patrono Ruy Lopes. Às 19h45min inicia a missa crioula. Será uma semana cheia de atrações gauchescas.

DEOLI GRÄFF – deoli@jornalahora.inf.br

 

Acompanhe
nossas
redes sociais