A Ponte de Ferro

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

A Ponte de Ferro

Por

Em 16 de julho de 1939, há 80 anos, era inaugurada a ponte de ferro sobre o Rio Forqueta, que une Lajeado e Arroio do Meio e os outros municípios da região alta do Vale do Taquari. Esta travessia libertou o “ir e vir” da economia e das pessoas, que estavam dependentes de uma barca para atravessar o rio. A ponte está mais identificada com Arroio do Meio, do que Lajeado.

Aos 80 anos, a ponte continua forte e imponente

Aos 80 anos, a ponte continua forte e imponente


Os motivos são muitos. Enquanto para Lajeado facilitava a passagem para ir mais longe. Para Arroio do Meio, representou uma conquista para o desenvolvimento e por isso a obra é festejada até hoje como um marco histórico e patrimônio cultural.
A ponte ainda é pouco explorada para o turismo. E existem várias sugestões para o melhor aproveitamento, entre as quais podemos citar: a construção de uma plataforma para a prática de esportes radicais; a construção de um mirante para visualizar a ponte e o rio; uma escada para levar os visitantes até perto da água do rio; reconstruir a velha barca para fazer passeios com um restaurante flutuante. Os governos de Lajeado e Arroio do Meio deveriam se unir e pensar melhor aproveitamento deste atrativo turístico.

Gastronomia

Arroio do Meio promove dia 28 de julho a 2ª Feira Gastronômica Sabores de Arroio do Meio. A abertura será às 10h, com diferentes tipos de alimentos, atrações culturais e artísticas, até as 17h. O local será a Rua Coberta, em frente à Praça, no Centro. O convite é do prefeito Klaus Schnack e da vice Eluise Hammes.

C. E. Lajeadense

O Clube Esportivo Lajeadense realiza assembleia para a eleição da nova diretoria hoje, às 19h, no Estádio Alvi Azul. O clube vive um momento promissor com a parceria firmada com o Esporte Clube Juventude, de Caxias do Sul, e a empresa LA Sports. O primeiro teste será a disputa da Copa Seu Verardi, no segundo semestre deste ano. A união foi firmada em evento festivo que ocorreu dia 9, no salão social do Condomínio Blumen Park da Imojel.

Lajeadense Walter Dal Pozzo pres Juventudee Alexandre Sebben 090719

Walter Dal Zotto é o presidente do Juventude com Alexandre Sebben, que buscará a reeleição como presidente do Lajeadense


– A participação do Lajeadense em competições estaduais e, num futuro próximo, em disputas nacionais representa a projeção da cidade de Lajeado. Isto vai representar em incremento na economia e favorecer o turismo.

Polar

O secretário de Cultura e Turismo de Estrela, Marcelo Braun, e o coordenador de projetos culturais, Conrado Vier, estão implementando o projeto “Estrela Polar”.
Através de edital, serão selecionados projetos culturais de entidades do município para se beneficiarem com recursos do Fundo de Apoio a Cultura do Estado (FAC).Uma iniciativa louvável para fortalecer iniciativas culturais e artísticas.

Rotaract Club

O Rotaract Club desenvolve projetos sociais e visa a formação de novas lideranças

O Rotaract Club desenvolve projetos sociais e visa a formação de novas lideranças


O Rotaract Club de Lajeado tem novo Conselho Diretor. Marcelo Buffon Rodrigues passou o cargo de presidente para Daniela Friedrich. O ato de posse contou com a presença de integrantes do Rotary Lajeado e do Representante Distrital Luis Felipe Albertoni.

Gincana do  Madre

A 44ª Gincana do Grêmio Estudantil do Colégio Madre Bárbara (Gembar) movimentou os alunos, que foram divididos em quatro equipes, durante a semana passada. A organização foi dos alunos do Gembar com o apoio da professora Caroline Panitz Heberle, a Carol. Mais importante que o resultado da equipe vencedora é o exercício da liderança, da organização e a administração do tempo para cumprir as tarefas. Além dos alunos, participaram ex-alunos e pais. Tudo transcorreu em clima de muita agitação, disputas e integração.

Professora Carol com os integrantes do Gembar

Professora Carol com os integrantes do Gembar


Semana Farroupilha
A 32ª Semana Farroupilha de Muçum estaria sendo cancelada pela administração municipal. O prefeito Lorival Seixas alega falta de recursos financeiros.

Pauta de Sábado

A Associação dos Profissionais de Imprensa do Vale do Taquari (API) vai promover dia 10/08, às 9h, o 4º Pauta de Sábado. O local será o auditório do Parque Histórico de Lajeado. Participarão dos debates a médica psiquiatra Luciana Silveira e três profissionais de imprensa. Inscrições e informações pelo whats (51) 99995-5137.

Obituário

thumbnail_Clovis Bohrer faleceu 100719

(SEM LEGENDA)


Faleceu dia 10, aos 85 anos, internado no Hospital Bruno Born, Clóvis Bohrer . Nasceu em Lajeado, no dia 7 de maio de 1934. Era advogado e aposentado pela Assembleia Legislativa do Estado. Ele exerceu, por muitos anos, o cargo de Chefe do Cerimonial, tendo sido responsável pela organização de cerimoniais de recepção de muitas autoridades e eventos importantes da história do parlamento gaúcho. Conforme a filha Themis, uma das frases prediletas dele era: “Fora da família, não há salvação”. Observando esse princípio de vida, dedicou-se cuidadosamente à família.

Feijoada

A Fundef , do presidente Allain Viegas Detobel, vai promover a 3ª Feijoada Beneficente, no próximo sábado, dia 20, das 11h30min às 13h30min, no Centro Comunitário Evangélico. “Fazer o bem é divertido e saboroso”, é o slogan do evento. Informações e cartões pelos telefones (51) 3714-3711 ou (51) 3748-5151. Os que optarem em retirar a feijoada devem levar recipiente.

Orgulho da família

No município de Encantado, o primeiro prefeito, Antônio de Conto, é homenageado com uma estátua instalada em canteiro central de via pública da cidade. Ele é avô do bispo emérito da Diocese de Montenegro, Dom Paulo de Conto.

A neta Celina Maria Berti (c), a bisneta Ana Rita Berti Bagestan e o tataraneto Diego Berti Bagestan diante da estátua de Antônio de Conto

A neta Celina Maria Berti (c), a bisneta Ana Rita Berti Bagestan e o tataraneto Diego Berti Bagestan diante da estátua de Antônio de Conto


Com o objetivo de registrar a memória, três familiares do ex-prefeito e líder comunitário posaram diante da estátua, demonstrando o orgulho ao personagem ilustre da família de Conto e da história de Encantado.
 
 
 
 
 

Acompanhe
nossas
redes sociais