Bergamotear na Praça

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Bergamotear na Praça

Por

O inverno no Vale do Taquari combina com bergamota. Um hábito mantido por gerações é o ato de apanhar a fruta no pé e comer, de preferência parado no sol da tarde, que por aqui se chama “lagartear”. Arroio do Meio criou um evento para reviver esta saudável tradição. Será o 4º Bergamoteando na Praça, marcado para quinta-feira, dia 4, no intervalo do meio-dia, na Praça Flores da Cunha. Será um encontro para saborear a fruta típica da estação. Para quem descasca e come bergamota, sabe que é inevitável levar o “perfume” característico proveniente da casca. Para aqueles que nasceram na colônia e vieram morar na cidade, tudo isso tem uma forte carga de nostalgia.

A foto da 2º edição do Bergamoteando na Praça realizada em julho de 2017

A foto da 2º edição do Bergamoteando na Praça realizada em julho de 2017


– A família Beschorner, de Arroio do Meio, cultiva frutas cítricas orgânicas, fornece cerca de 10 mil bergamotas e laranjas, por mês, para as escolas do município.

 OAB/RS

A  OAB Lajeado esteve presente no 1º Encontro de Delegados da Escola Superior da Advocacia em Porto Alegre. Estiveram lá a presidente Alessandra Glufke e o delegado Rodolfo Bisleri Agostini. O objetivo da participação foi buscar novas oportunidades em cursos e estudos para os advogados da Subseção.
 

Agostini e Alessandra Glufke na OAB/RS

Agostini e Alessandra Glufke na OAB/RS


 

Mais dança gaúcha

O Piquete Morro Santo, do bairro Conventos,  do patrão Daniel Becker, realizou sexta-feira o fandango de encerramento do curso de dança gaúcha de salão, no galpão do CTG Tropilha Farrapa. A atividade consistiu no encerramento do projeto Circuito Cultural, promovido com a participação da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer (Secel) e recursos do Pró-Cultura RS Fundo de Apoio a Cultura (FAC).  O Piquete promoveu atividades de fortalecimento da cultura gaúcha nas 18 escolas municipais, coordenadas pela professora de dança Renata Presser.

Posse no Rotary

Os três Rotary Clubes de Lajeado realizam solenidade de posse conjunta amanhã, à noite, no Weiand Hotel. No Rotary Club Lajeado, Sereno Griesang passa a presidência para Antônio Scussel; no Rotary Engenho, Jair Delazeri entrega o cargo para Evanir Diehl; no Rotary Integração, no lugar de Alessandra Nunes Machado, assume Camila Blatt Mirapalhete.

A Hora na Convenção Lojista

Da esq. à dir.: Rafael Kalkmann, Lisiane da Silva, Marcelino Melo, Mariele Bornholdt, Daiane Fachini, Rodrigo Horn e Lucas Pinheiro

Da esq. à dir.: Rafael Kalkmann, Lisiane da Silva, Marcelino Melo, Mariele Bornholdt, Daiane Fachini, Rodrigo Horn e Lucas Pinheiro


O Grupo A Hora teve forte presença na 19º Convenção Lojista realizada dia 27, quinta-feira passada, no CTC. Além da cobertura jornalística, a presença da alta direção da empresa, também a equipe de relacionamento com o mercado assistiu as palestras com o objetivo de estar alinhado com a realidade do segmento varejista. O evento recebeu muitos elogios pela organização e conteúdo das palestras. Aplausos ao presidente da CDL de Lajeado, Heinz Rockenbach, sua diretoria e equipe de trabalho.

Colecionadores de moedas

O Grupo de Colecionadores do Vale do Taquari, sob a liderança de André Luis Schossler, vai promover o 1º Encontro Numismático dia 6 de julho, das 9h às 17h, no salão da OASE (ao lado da Igreja Evangélica) – rua Pinheiro Machado, nº 222, no Centro de Estrela. Estarão expondo seus acervos, 14 colecionadores de moedas, cédulas, medalhas, fichas, selos e outras antiguidades. Além de exposição, haverá troca e venda.  Mais informações pelo whats (51) 99323-2873.

Livro do ano

Laura Peixoto é finalista no concurso que vai escolher o Livro do Ano

Laura Peixoto é finalista no concurso que vai escolher o Livro do Ano


A escritora Laura Peixoto, membro da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), é finalista do 17º Prêmio da Associação Gaúcha de Escritores (Ages), que vai escolher o Livro do Ano. Ela foi selecionada com a obra “Crescer é morrer devagarzinho”, editora Buqui, capa e ilustrações de Desiree Hirtenkauf. O prefácio é da professora da Ufrgs Magali Endruweit. Foram inscritos 150 livros. O resultado sairá dia 10 de agosto. “Tô pulando de tão feliz”, escreveu Laura nas redes sociais.
– Entre os finalistas, estão: Augusto Darde, Caio Riter, Christian David, Marcelo Spalding, Carlos Gerbase, Airton Ortiz, Jane Tutikian, Ronald Augusto e Roberto Schmitt-Prym.

Diretor do Vidal

O professor Joel Barcelos Mallmann é o novo diretor da Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros de Estrela. Ele substitui a professora Catia Silene Musskopf, que se aposentou. No cargo de vice-diretoras assumiram: Eliane Martins Schmachtenberg, Claudete Klein Pretto e Jaqueline Barth. Mandato vai até 2021.

Recomendo

Para aqueles que acreditam no potencial econômico do turismo, a leitura do artigo do reitor da Univates Ney Lazzari, publicado na edição de sábado do jornal A Hora.

Leitura

Kelen fez a entrega de livro para Koch e Horn

Kelen fez a entrega de livro para Koch e Horn


A Biblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan de Lajeado repassou para a biblioteca do Presídio Estadual de Lajeado livros doados por pessoas da comunidade.  Os volumes foram recebidos pelo psicólogo da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), David Horn, e o diretor do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja), Adalberto Francisco Koch. O Neeja atende alunos internos da casa prisional. Conforme a coordenadora da Biblioteca, Kelen Battisti Giongo, outras obras foram repassadas para a Saidan e a Liga de Combate ao Câncer.

Obituário

Sábado faleceu em Estrela o dentista Milton Stapenhorst, 86 anos de idade.  Entre as suas muitas atividades sociais , foi presidente da Soges em três oportunidades:  1968, 1973 e 1982. Foi uma importante liderança comunitária no município.

Castração de animais

A Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado tem projeto para as pessoas cadastradas na Sthas terem direito à castração de seus animais sem custos. O mesmo projeto propõe elevação do valor das multas em caso de maus tratos. Para entrar em vigor, vai precisar do aval dos vereadores.
 

Acompanhe
nossas
redes sociais