O letrista

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

O letrista

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Aos 86 anos, o pintor de letreiros em fachadas de empresas, Glaci Tavares Oliveira, continua cumprindo sua jornada de trabalho. Em pé, sentado ou em cima de escada, ele se ajeita na melhor posição para manusear o pincel, espalhar a tinta e dar forma às letras na parede. É lição para muito guri. Ele gosta de política, a vida toda militou no PDT. Sempre foi brizolista, o que lhe rendeu o apelido de Brizola.
Seu Glaci já viveu muito, tem experiência e sabe que para continuar vencendo na vida, precisa trabalhar para complementar a aposentadoria, que não cobre as contas do mercado e despesas da casa. Enquanto tiver forças, ele vai continuar pintando letreiros. É o que gosta de fazer e o motiva viver.

24ª RT 50 anos

A 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), fundada em 21/06/1969, há 50 anos. O primeiro coordenador foi o advogado, escritor, poeta e compositor Jorge Moreira (90 anos), de Encantado, que ocupa a Cadeira nº 2 da Academia Literária do Vale do Taquari. O evento festivo foi realizado no galpão do CTG Rincão das Coxilhas, em Languiru/Teutônia, que tem como patrão Jandir Hentges.  A coordenadora Luce Carmen da Rosa Mayer prestou homenagem com a entrega do Certificado dos 50 anos para 64 personalidades do tradicionalismo do Vale. Os nomes dos homenageados foram indicados pelas entidades tradicionalistas.

Espreita

Formado em História, o escritor Jandiro Adriano Koch lançou, dia 18, o quarto livro, que tem por título: “Sociedade à Espreita”. O local foi o Sesc Lajeado. O autor apresentou sua obra na companhia do mestre em Psicologia Social Francis Deon Kich, que assina o prefácio. O livro com 128 páginas consiste em uma parte do trabalho de conclusão do curso em História na Univates. Na pesquisa, Koch analisou as publicações em jornais sobre o tema LGBTQI.

Um texto por dia

O padre Benjamin Borsatto, pároco da Paróquia de Anta Gorda, vai publicar mais um livro: “Prosas de Fé e Amor”. São 365 textos, um para cada dia do ano. O autor ainda não tem data para o lançamento.

Festa de São João

A 14ª Festa de São João no Parque, realizada domingo, contou com o apoio do Grupo A Hora, que mobilizou a equipe para interagir com o público presente ao evento. O resultado foi positivo. Os vídeos publicados nas redes sociais durante a festa tiveram milhares de curtidas e muitos comentários. O que se percebeu que o A Hora é muito querido pelos seus leitores.
O grande personagem da Festa de São João foi o radialista e animador Ditmar Henrique Born (foto). Vestido a rigor, animou e alegrou o domingo no parque de milhares de pessoas.

Governador do Rotary

Dia 29/06, às 9h30min, ocorre o grande evento da posse de Luiz Celeste de Roque Fornari Fassina como Governador Distrital do Rotary. O local será a sede da Societá Taliana Tutti Fradelli. Esta será a quinta vez que rotariano de Lajeado é eleito para o cargo de governador distrital. Antes, já ocuparam este posto (todos falecidos):
1975/1976 – Mathias Lauro Klein
1993/1994 – Adolfo Alfredo Schäffer
1996/1997 – Alindo Ahlert
2001/2002 – Pedro Elito Horst

“Out Let”

A loja Casa Clara, do casal Odete e Roberto Nonemacher, está promovendo um “Out Let” em benefício da Casa de Passagem e Liga de Combate ao Câncer. A ação vai ocorrer junto à casa de eventos Magic, sexta-feira e sábado, dias 28 e 29. Parte dos valores nas vendas de mercadorias como travesseiros e toalhas será repassada para as entidades.

Melhor Atriz

A jornalista e atriz Hanni Bergesch, natural de Conventos (Lajeado) e atualmente residindo em Hamburgo/Alemanha, conquistou o Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Georgia/EUA, que contou com mais de 550 filmes inscritos, de vários países. Este é o terceiro prêmio que ela conquista com o filme “Die Graue Frau”. “Para mim, foi uma grande honra”, conta feliz pela conquista do prêmio.

Rotary de Encantado

No Rotary Club de Encantado, a troca de diretoria ocorreu dia 19/06. Gelsir Gianisella (c ) transmitiu o cargo de presidente para Cláudio Pivatto (e), com a presença do Governador Distrital Nelço Tesser (d).

Para pensar

“O crime é organizado quando a sociedade é desorganizada”. Alberto Kopittke, diretor executivo do Instituto Cidade Segura, ONG que atua na área da segurança pública.

Preciso aplaudir…

Para as duas escolas do Vale do Taquari que estão entre as dez melhores do Rio Grande do Sul e entre as 300 melhores escolas privadas e públicas do Brasil nas provas  do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. O Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), de Lajeado, ficou na primeira posição do Rio Grande do Sul, e o Colégio Martin Luther, de Estrela, no 7º lugar.

Ibdfam

O Núcleo do Vale do Taquari do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam) vai promover evento de lançamento do livro “Direito das Famílias e das Sucessões e suas Inquietações”.  O evento será sexta-feira, 28, às 19h, no Restaurante Flamboyan.

CCA tem novo presidente

O Centro de Cultura Alemã (CCA) de Lajeado tem novo presidente. Marcos Mallmann substitui Ademar Breitenbach, que há muitos anos esteve à frente da entidade, que tem sede no Salão Troller no Parque Histórico.

Tecnovates

Uma palestra com o economista Rogério Wink vai marcar os cinco anos da Tecnovates. Será amanhã, às 18h30min, no auditório do prédio 20 da Univates.


 
 

Acompanhe
nossas
redes sociais