A posição e a vista  do futuro Cristo

COMUNIDADE ANSIOSA

A posição e a vista do futuro Cristo

Moradores próximos aguardam com expectativa a construção de estátua com mais de 40 metros

Por

A posição e a vista  do futuro Cristo
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A comunidade local intensifica a mobilização para ter uma estátua de Jesus no Morro das Antenas maior que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Até uma associação, chamada de “Amigos de Cristo”, foi fundada para captar recursos junto a pessoas físicas e jurídicas e viabilizar a obra orçada inicialmente em mais de R$ 500 mil.
 
O presidente da entidade, Horácio Joaelson Marins, o “Pelé”, relata que o grupo irá se reunir nesta segunda-feira, 25, para definir mais detalhes sobre o empreendimento. Até lá, prefere não repassar mais informações, entretanto percebe a curiosidade da comunidade desde que o assunto foi divulgado pelo Executivo, no início de março.
 
Um dos empolgados para ver o Cristo em pé no mirante encantadense é o aposentado Valdir Dalmoro, 66. Ao lado da mulher Maria, 64, ele destaca que pretende fazer o que for possível pela obra. “Quero doar cimento e tijolos. Sou católico e, daqui da sacada de casa, vou poder ver a estátua todo o dia”, comemora Dalmoro.
 
Para Maria, a obra dará visibilidade para Encantado e se tornará um novo atrativo turístico no município. “A gente olha o Rio de Janeiro, São Paulo e Pantanal e nos esquecemos da nossa região. Acredito que o Vale do Taquari é uma das regiões mais bonitas no Rio Grande do Sul”, opina.
 
Com a casa a cerca de três quilômetros do Morro das Antenas, o motorista Antenor Dalmoro, 73 anos, também está feliz com a possibilidade da construção. “Vamos ver se eu vou chegar a ver o Cristo pronto. Espero que sim”, deseja.
 
Mesmo antes da obra iniciar, o tema também repercute entre os que visitam a cidade. Ao menos é o que percebe o morador do Centro Luiz Fontana. “Só hoje três pessoas vieram me perguntar sobre o Cristo. Acho bom, pois será uma novidade, um local para as pessoas passearem”, destaca.
 
Nesta semana, o Executivo de Encantado realizou uma série de melhorias na estrada de chão até o Morro das Antenas. Não há data prevista para começo da construção da estátua, que será custeada com investimentos particulares e sem recursos municipais.
 
Entretanto, para veículos de comunicação do Vale do Taquari, o prefeito Adroaldo Conzatti disse estimar que a escultura de Cristo deverá decorar o Morro das Antenas até dezembro deste ano.
 

Opinião contrária

Dentro da comunidade encantadense, há quem veja com receio a construção do monumento. Um deles é o pastor Valdemir Nunes Vieira, 51. Ele argumenta que há outras demandas que mereceriam atenção do governo e do empresariado.
 
Entre elas, cita a compra de mais uma viatura ao Corpo de Bombeiros e mobilização para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de Encantado. “Sou neutro quanto à construção da estátua, só acredito que há muitas coisas que foram prometidas pela administração e não tem a mesma visibilidade”, defende.
 
Vieira também refuta a hipótese de que a estátua promoverá o turismo do município. Para ele, não há nenhum estudo concreto apontando que a obra atrairá turistas.
 

FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais