Temporal danifica pelo menos 140 casas em Estrela

Estrela

Temporal danifica pelo menos 140 casas em Estrela

Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e outros setores se envolveram para atender as famílias

Por

Temporal danifica pelo menos 140 casas em Estrela
Estrela

Pelo menos 140 residências sofreram danos em virtude do temporal que atingiu o município na noite do dia 30 de outubro. Elas foram atendidas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e pela Secretaria de Obras Públicas. A informação é do coordenador da Defesa Civil (DC), Sandro Bremm.

Logo após a ocorrência, equipes das duas pastas começaram a trabalhar no auxílio às famílias, no isolamento de vias interrompidas pela queda de árvores e postes da rede de energia elétrica e na limpeza da cidade. Segundo Bremm, o bairro com maior número de ocorrências foi o Imigrantes.

Prédios comerciais também foram danificados, como a fábrica de rações da Cooperativa Languiru e a Rola Moça, na BR-386, e a Impress Comunicação Total, na rua Guilherme Siepmann, no bairro Pinheiros. Conforme Bremm, foram distribuídos 3,6 mil metros quadrados de lona para as residências. Ao mesmo tempo, era mantido contato permanente com a RGE Sul para repassar informações sobre a situação na cidade e bairros, pois muitos pontos ficaram sem energia elétrica.

Defesa Civil e Secretaria de Obras continuam trabalhando na recuperação dos danos. A DC está visitando novamente as famílias que tiveram prejuízos nas residências, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade. O levantamento será encaminhado aos órgãos de assistência social para avaliação dos casos. A pasta de Obras, conforme o secretário Cristiano Nogueira da Rosa, segue efetuando a limpeza da cidade, trabalho que deve seguir durante toda esta semana.

Vento acima dos 140 km/h

A força do vento e a destruição em pontos localizados podem indicar a ocorrência de um tornado, segundo o diretor de comunicação da Metsul Meteorologia, Alexandre Aguiar. De acordo com ele, imagens de radar e mesmo fotos de árvores danificadas, como se tivessem sido “decepadas”, confirmam esse tipo de fenômeno. “O tornado se manifesta em poucos segundos”, afirma.

O mais provável, diz Aguiar, é que a região tenha sido atingida por ventos destrutivos. Esse tipo de fenômeno é mais duradouro. “Um vendaval com rajadas acima dos 100 quilômetros por hora pode ter mais de dez minutos de duração.”

Segundo ele, o calor acima dos 34ºC na tarde da terça-feira passada, 30, favoreceu a formação de nuvens de tempestade carregadas. Na estação meteorológica em Teutônia, na localidade de Linha Welp, os ventos chegaram a 142 km/h.

Acompanhe
nossas
redes sociais