Variedades

Sou o tesouro mais precioso

Abraçar é uma maneira de demonstrar carinho e ficar mais saudável

Por

Sou o tesouro mais precioso
Vale do Taquari

As crianças da turma A2, da escola Amiguinhos do Jardim, estão realizando situações de aprendizagem relacionadas ao projeto Eu: o tesouro mais precioso!” De acordo com a professora Daniela Egewarth, a iniciativa busca valorizar a identidade de cada criança. “As crianças pensam o mundo de uma forma muito própria, partindo de relações que estabelecem com a realidade onde vivem, pessoas da família ou do seu convívio diário”, explica.

A maneira encontrada para trabalhar o assunto foi explorando a história do livro Douglas Quer um Abraço. A obra fala sobre um urso que certo dia acorda sentindo a necessidade de receber um abraço bem apertado, mas não era qualquer abraço, era um abraço especial e naquele momento ele sai à procura até encontrá-lo.

“Através da história, conseguimos incentivar as crianças a realizar manifestações de carinho, trabalhando também a autoestima, o respeito à diversidade, amizade e afeto”, diz.

Quem contou a história para as crianças foi o urso Douglas, representado por um urso de pelúcia que no final passou pedindo abraços para todos os alunos da turma. “Em seguida, realizamos o jogo do abraço, onde jogávamos um dado e as crianças realizavam o abraço correspondente na imagem”, conta a professora.

10 benefícios do abraço

1 – Rejuvenesce
2 – É curativo
3 – Promove a empatia
4 – Melhora a autoestima
5 – Evita a depressão
6 – Combate o estresse
7 – Acalma e transmite segurança
8 – Melhora a memória
9 – Faz bem ao coração
10 – Traz sensação de tranquilidade

A invenção do abraço

Há braços longos e curtos, magros e gordos
Há braços brancos e negros, de velhos e de crianças
Há braços de homens e de mulheres
Há braços e braços, até que um dia alguém deu um passo
Diminuiu o espaço
E fez do braço um laço.
Foi um sucesso, virou moda e até hoje,
Mesmo na hora do fracasso, se há braço
Há um abraço

Autor: Ricardo Silvestrin