O município sediará o curso de formação de pelo menos 90 soldados da Brigada Militar. Realizado pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), o treinamento deve iniciar em até 60 dias. A preparação será de sete meses.
Pleiteada desde o ano passado junto ao comando da Brigada Militar em Porto Alegre, a realização do curso é resultado da mobilização do CRPO, governo municipal, Ministério Público e Associação Lajeadense Pró-segurança Pública (Alsepro). A sede das aulas e treinamentos será o Colégio Estadual Castelo Branco. Os soldados em formação ficarão alojados na parte antiga do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat).
Comandante do CRPO, o coronel Ricardo Alex Hoffmann destaca os benefícios à população. Após cerca de três meses de treinamento, os futuros brigadianos passam a desempenhar o estágio operacional, colaborando de forma efetiva no trabalho do policiamento. “Após esse período, eles terão condições de ajudar, e muito, na segurança de Lajeado e cidades próximas”, ressalta.
Hoffmann afirma que o planejamento do curso está em fase inicial. Ainda está em definição se haverá três ou quatro turmas, com 30 alunos cada. Assim, a cidade poderá contar com até 120 brigadianos em formação. De acordo com o coronel, outra reivindicação a ser trabalhada junto ao comando geral da corporação será a permanência dos policiais depois de formados.
O presidente a Alsepro, Antônio Scussel, explica que a entidade atuará colaborando na viabilização do projeto. Segundo ele, a associação auxiliará à medida em que as necessidades surgirem para a realização do curso. Durante o curso, algumas ações estão previstas para “passar aos formandos o olhar da comunidade sobre o processo de segurança pública na região”.
A Alsepro ajudará no esforço para que os novos policiais “fixem residência” na região. Conforme informações, a maior parte dos futuros brigadianos é oriunda de outras regiões do estado. Conforme Scussel, é importante que se consiga reverter a tendência de esvaziamento após a conclusão do curso.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br